Mesmo sob o sol forte, romeiros tanto de Belém quanto de outras cidades do Pará aguardavam pacientemente sua vez de se aproximar da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, na manhã desta segunda-feira (14), na Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem está exposta no altar central desde o término do Círio, como parte das celebrações pós-procissão. Ao mesmo tempo, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré também está mais próxima de seus devotos, dentro da Basílica Santuário de Nazaré, protegida por uma redoma de vidro.
Com uma missa celebrada pelo padre Giovanni Incampo às 9h, a Basílica reuniu fieis que aguardavam um momento a mais para realizar os pedidos e agradecimentos frente à imagem original da padroeira, que desce do Glória apenas duas vezes ao ano – uma delas durante a quadra nazarena –. Entre os que se reuniam no local, histórias de superação e fé eram contadas com emoção. Renata Xavier, de 33 anos, professora de educação especial, viajou de Cametá para Belém com um objetivo claro: pedir pela recuperação de seu irmão. Ela, após anos afastada das festividades do Círio, decidiu que esse ano seria especial.
“Vim pedir proteção para o meu irmão, que precisa muito das bênçãos de Nossa Senhora. Desde o início, eu estava aqui, acompanhando tudo, desde a Trasladação até o Círio ontem. Quando minhas pernas doíam tanto, achei que não conseguiria terminar, mas pedi à Nossa Senhora que me desse forças, e consegui. As lágrimas vieram, porque eu senti que foi ela que me abençoou”, contou Renata, emocionada. Para ela, a devoção não se trata apenas de pedir para si, mas de interceder pela família.
A frente da Basílica também atraía olhares reverentes e muitos fieis se concentravam em orações silenciosas. Entre eles, amarrando suas fitas e pedidos, Willami Jorge, 32, que saiu de Salinópolis para acompanhar não só a procissão do Círio, como também participar da motorromaria. “Esse já é o terceiro ano que venho de moto, e cada vez é uma experiência diferente. Após o acidente que sofri no ano passado, fiz uma promessa a Nossa Senhora e ela me abençoou com a recuperação. A cada ano que passar, eu venho agradecer e renovar minha fé”, explicou o mototaxista.
O acidente que Willami mencionou foi um capotamento de carro, que deixou marcas físicas e emocionais, mas ele acredita firmemente que foi a intercessão de Nossa Senhora que lhe deu forças para se recuperar. “Ela sempre vem me abençoando, e cada dia é uma nova oportunidade de agradecer por tudo”, acrescentou, prestes a adentrar a Basílica para fazer sua oração.
Enquanto isso, na Praça Santuário, famílias inteiras aguardavam dispostas a enfrentar o calor para ficar mais perto da imagem peregrina. A dona de casa Suely Barbosa, 55, levou a tia Arimar Santos, de 83 anos, vinda de Capitão Poço para viver mais esse momento de fé após mais de 7 anos. “Para nós, outubro é um mês de preparação emocional e espiritual, preparando nossa casa para esse momento tão lindo e tão grandioso. Todo ano, nos preparamos para o Círio com muita gratidão”, disse Suely. Ela, que esse ano não conseguiu participar dos trajetos caminhando, pede a intercessão de Nossa Senhora para estar firme no próximo Círio. “Embora sem ter pago promessa específica, estamos aqui para agradecer a ela por tudo que tem feito por nós. Só peço mesmo que ela restabeleça a saúde do meu joelho, porque tenho tido muitas dores, para ano que vem eu possa participar da Trasladação que tanto amo”, acrescentou.
A tia, Arimar, não conteve as lágrimas de emoção após tantos anos sem participar mais de perto do Círio. “Infelizmente, não consegui participar nos últimos anos, mas estar aqui já é uma bênção. Cada oportunidade de ver Nossa Senhora de perto é um presente. Aproveito para pedir que ela cuide de mim, da minha filha e dos meus netos, que são tudo o que tenho hoje”, afirmou a aposentada.
A família da advogada Maíra Gabriela, 28 anos, seu marido Carlos Lopes, 27, e a pequena Inaê Lopes, de apenas um mês de vida, também se destacava entre os devotos. Eles, paraenses de nascimento e moradores, atualmente, no interior do Maranhão, retornaram a Belém para o nascimento da filha e permaneceram para o Círio de Nazaré. O momento de visitação à imagem peregrina foi marcado pela apresentação de Inaê, garantindo que, para eles, esse Círio teria um significado especial.
“Trazer nossa filha para ver a Santa pela primeira vez é algo muito simbólico para nós. Nossa Senhora nos deu a graça de ter uma filha saudável; ela [Inaê] é tão pequena, mas queremos que cresça com essa fé que nos move. Desde que soube que estava grávida, a entreguei completamente no colo de Nossa Senhora, porque é ela que me salva todos os dias”, expressou Maíra.
ROMARIAS CONTINUAM
Antônio Salame, coordenador do Círio 2024, fez um balanço positivo das festividades até o momento, destacando a tranquilidade com que as romarias transcorreram. “São vidas e vidas ali colocadas de forma que a gente pede essa graça e foi alcançada. Nas sete Romarias, nós conseguimos sair dentro do horário previsto e chegar, em praticamente todas, no horário previsto desde a quarta-feira [Procissão do Traslado dos Carros], na sexta-feira [Traslado Ananindeua – Marituba], no sábado pela manhã [com a] Romaria Fluvial, Moto Romaria e, então, o Círio de Nazaré”, afirmou.
Ele menciona que, embora não haja um balanço oficial, reuniu com os órgãos para analisar o panorama dos dias anteriores. “Fizemos um balanço, uma análise com os órgãos de segurança, uma análise com os órgãos de saúde, ainda não nos passaram o relatório final, mas os registros de coisas graves [não houve] nenhum, graças a Deus”, pontuou.
Salame também ressaltou o grande volume de visitantes, tanto durante o dia com a programação de visitação à imagem peregrina, na Praça do Santuário, como o público tendo a oportunidade de estar perto da Santa tanto na Basílica. “Vim para o Arraial ontem e era difícil de andar aqui, [era] muita gente; e hoje, com o show de Thiago Brado, mais um show magnífico e tenho certeza que essa praça vai estar lotada”, comentou.
Sobre as próximas romarias, como a Ciclo Romaria, Romaria da Juventude e a Romaria das Crianças, previstas para o próximo fim de semana, Salame adiantou que os preparativos estão em andamento para garantir a organização e segurança dos eventos. “A principal expectativa é que tudo ocorra de forma tranquila, saindo no horário, chegando no horário. No próximo sábado, teremos a Ciclo Romaria pela manhã e, à tarde, a Romaria da Juventude, que traz uma vibração diferente”, disse, mencionando que lanches devem ser distribuídos durante a Romaria das Crianças, prevista para o domingo (20).