RELIGIÃO

Círio de Vigia de Nazaré acontecerá no próximo domingo

No próximo domingo (8), será realizado o Círio de Vigia de Nazaré, considerado o mais antigo do Estado do Pará.

Vigia, Pará, Brasil, Cidade.  Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
Vigia, Pará, Brasil, Cidade. Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

No próximo domingo (8), será realizado o Círio de Vigia de Nazaré, considerado o mais antigo do Estado do Pará. Em 2024, a romaria completa a sua 327ª edição com o tema “Com Maria, vamos adorar e servir”; e o lema “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

O pároco Silvestre, que está à frente da programação do Círio, fala sobre a escolha do tema deste ano. “Neste ano, o Círio será guiado pela Carta Pastoral 2024 da Diocese de Castanhal, que aborda o tema ‘Servir e Adorar! A comunidade é meu lugar!’. O intuito é ajudar o povo de Deus a discernir na fé, aprendendo com Maria e aprofundando o amor, para que possam perseverar na oração e na prática do serviço aos irmãos. Essa vivência é uma verdadeira transformação cristã, manifestada por meio de ações concretas que colaboram na construção do Reino de Deus em nossa paróquia”, esclarece.

Neste ano, três eventos marcaram as celebrações que antecedem as celebrações principais do Círio: a Romaria dos Ciclistas, a 1ª Romaria dos Corredores, e, no último domingo, ocorreu a Romaria dos Idosos.

O padre Silvestre afirmou que a programação do Círio foi elaborada com muito cuidado pela Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em colaboração com a Comissão de Festejos e Eventos da igreja. “Nesta semana, estamos vivendo um momento extremamente especial, que eu chamaria de um verdadeiro milagre de união. Além das visitas da imagem a várias instituições de nossa cidade, na próxima quinta-feira, dia 5, teremos o encerramento das peregrinações nas comunidades. A concentração está marcada para às 17h em frente à nossa icônica Igreja de Pedras, e às 18h partiremos em romaria rumo à Praça da Igreja Matriz, onde celebraremos a Santa Missa”, comentou.

Na sexta-feira, dia 06, às 18h, terá a Santa Missa na Praça da Igreja Matriz com apresentação do Manto do 327º Círio, em seguida acontece a Romaria Rodoviária até a Comunidade Menino Deus (Itapuá). No sábado, dia 07, às 07h, Santa Missa na Comunidade Menino Deus (Itapuá), seguida do Círio Fluvial pelo Rio Guajará Mirim, até a Praça do Pescador. Às 10h30, saída da moto romaria da Praça do Pescador até a Igreja Matriz. Às 18h, Santa Missa na Praça da Igreja Matriz, em seguida procissão da Trasladação até a Comunidade de São Sebastião. No domingo, dia 08, às 06h, Santa Missa e saída da grande procissão do Círio; na chegada, a finalização da Santa Missa, presidida por Dom Carlos Verzeletti. Para a grande procissão do Círio, o público estimado é de 250 mil fiéis.

Ao longo da semana, as missas serão realizadas com a presença de padres e bispos convidados, sempre às 18h30, em frente à Igreja Matriz. O encerramento da festividade acontecerá no dia 23, às 07h, com a Santa Missa, seguida da procissão do Recírio. “A nossa programação também inclui atividades culturais, que acontecem todos os dias após a Santa Missa. Este ano, todas as noites teremos apresentações de artistas locais e de cidades vizinhas em nosso arraial. Pela primeira vez na nossa paróquia e cidade, teremos a honra de apresentar, no dia 22, uma atração nacional: a renomada banda Missionário Shalom”, conta.