CÍRIO DA ESPERANÇA

Círio de Nazaré: TRT-8 realiza campanha em prol de crianças e adolescentes

Cerca de 70 escolas públicas da Grande Belém e a comunidade católica estão envolvidas nas atividades da Campanha do Círio 2024

Círio de Nazaré: TRT-8 realiza campanha em prol de crianças e adolescentes

Cerca de 70 escolas públicas da Grande Belém e a comunidade católica estão envolvidas nas atividades da Campanha do Círio 2024, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Um dos momentos mais destacados ocorrerá nesta sexta-feira, 11 de outubro, com a saída da primeira procissão do Círio, que inclui o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

O traslado começará na Basílica Santuário às 7h, e durante o trajeto, os alunos exibirão faixas da campanha, saudando a padroeira dos paraenses. Vanilza Malcher, juíza do Trabalho e uma das coordenadoras da Campanha do Círio do TRT-8, ressalta que a campanha deste ano está em pleno andamento. “As escolas e comunidades estão participando ativamente da produção de cataventos sustentáveis, cada um mais criativo que o outro. Essa proposta visa levar os cataventos, símbolo da luta contra o trabalho infantil, às ruas de Belém, com alunos e comunidades como protagonistas desse movimento em prol da infância”, explica.

Vanilza Malcher também menciona que, na sexta-feira, todos os alunos estarão nas ruas de Belém, desde a Praça Santuário até a Igreja da Matriz em Ananindeua. “Durante todo o percurso, as escolas e as comunidades estarão juntas, demonstrando seu apoio à campanha. Queremos um futuro em que crianças e adolescentes possam estudar, brincar e se desenvolver plenamente, ao invés de estarem em situações de trabalho. Neste Círio de 2024, nosso pedido a Maria é que estejamos unidos não apenas em oração, mas também em ação por um Brasil sem trabalho infantil”, conclui.

O tema oficial da Campanha do Círio do TRT-8 é “Com Maria em oração por um Brasil sem trabalho infantil”. A iniciativa, liderada pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, reflete a necessidade de perseverar na luta contra a exploração do trabalho infantil. De acordo com dados do IBGE-PNAD/2024, relativos a 2022, o Brasil tem 1,9 milhão de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, sendo 191.496 no estado do Pará.