Esta é a última semana de visitação das imagens Peregrina e Original de Nossa Senhora de Nazaré. Na Basílica Santuário se encontra a imagem verdadeira, encontrada pelo caboclo Plácido, em 1700, às margens do igarapé Murutucu. Já o altar central da Praça Santuário abriga a Peregrina, a mesma que participa das procissões oficiais do Círio de Nazaré todos os anos. A visitação fica disponível até os próximos dias 26 e 27 de outubro, respectivamente.
Pela primeira vez, Ana Paula Rebelo, 45, viu a santa Peregrina bem de perto, na redoma localizada na Praça Santuário, momento que aproveitou para agradecer pelas graças recebidas. Em maio deste ano, a auxiliar de encarregado sofreu um princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC), situação que mexeu muito com o psicológico e com a parte estrutural do cérebro.
Recuperada, ela agradeceu pela oportunidade de estar viva e com saúde. “Eu tenho uma ligação direta com ela. Este ano, eu não pude acompanhar devido a ter tido um problema de saúde. No início de maio eu tive um AVC e fiquei um tempo em observação porque foi leve, mas mesmo assim mexeu muito com a minha cabeça. Estar aqui é muito emocionante, como sempre é. Aproveitei para agradecer pelo momento que eu passei, foi bem difícil. Agradeci também por um momento que Ela me ajudou muito com o meu filho. Graças a Deus, hoje está tudo bem, eu já posso até sair sozinha”, afirmou.
Moradora de Salvaterra, Maria Olívia Assunção aproveitou a vinda à capital, por motivos de saúde, para pedir e agradecer à Santa Peregrina. O momento foi marcado por forte emoção do reencontro entre a devota e a Virgem de Nazaré. “Estou muito agradecida e emocionada. Eu pedi muito pela paz, saúde, fé e amor, que são coisas que a gente precisa muito. Eu sempre venho aqui, todos os anos, mas é sempre uma emoção diferente”, contou a dona de casa.
ORIGINAL
Na Basílica Santuário de Nazaré, as irmãs Maria Elza e Benedita Silva, 59 e 63 anos, visitavam a Imagem Original de Nossa Senhora, considerada o principal ícone do início da devoção mariana em Belém do Pará. De família católica, a visita à santa é uma tradição da família desde quando elas eram crianças. Por isso, elas contam que o sentimento de devoção é sempre renovado quando veem a imagem bem de perto.
“É um sentimento de gratidão, um sentimento muito bom de mãe, porque Nossa Senhora significa que é nossa mãe, é protetora, é intercessora, e a gente considera ela como a maior professora nossa. Ela foi a mãe do nosso Salvador, Jesus Cristo, então a nossa devoção, o nosso sentimento é muito grande por Ela”, disse a pedagoga Elza.
+SERVIÇO:
Visitação a Imagem Peregrina
Dia: até 26 de outubro – domingo
Horários: sempre de 8h às 21h
Local: altar central da Praça Santuário de Nazaré
Visitação a Imagem Original
Dia: até 27 de outubro – segunda (Recírio)
Horários:
De segunda a sexta: 07h às 19h
Sábado: 07h às 18h
Domingo: 07h às 13h / 15h às 21h
Local: altar-mor da Basílica Santuário de Nazaré
*No dia 27 de outubro, Recírio, a imagem ficará até às 6h disponível para visitação. Após esse horário, ela retorna ao Glória da Basílica Santuário.
Editado por Débora Costa