Os últimos dias para os devotos de Nossa Senhora de Nazaré se aproximarem da Imagem Peregrina já estão acontecendo na Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré, em Belém. Até o domingo (27), a imagem ficará disponível para que fiéis realizem suas orações, façam pedidos e agradeçam por bênçãos recebidas. Depois disso, a imagem será recolhida para a sacristia da Basílica, encerrando as festividades do Círio 2024. A visitação, que vai das 8h às 20h, atrai ao longo do dia inúmeras pessoas em busca de conforto espiritual e renovação da fé.
A instrumentadora cirúrgica Marinele Costa, de 32 anos, devota de Nazinha há 20 anos, saiu cedo do bairro da Pratinha, e foi uma das devotas que aproveitou a manhã de ontem (23) para expressar, mais uma vez, sua gratidão à Nossa Senhora. “Eu iria trabalhar, mas como hoje preciso chegar um pouco mais tarde, aproveitei para vir agradecer também. Dois anos atrás, eu estava infeliz no meu antigo trabalho e pedi a intercessão de Maria. No Traslado, quando a imagem passou pela Augusto Montenegro, pedi a graça de trabalhar na área em que me formei, e fui atendida. Foi uma coisa que nem sei explicar, só ela sabe”, compartilhou.
Para Marinele, Maria representa mais do que uma simples devoção; e, por este motivo, pretende voltar para visitar a imagem peregrina no sábado, mas desta vez acompanhada do filho, que participou da Romaria das Crianças e ficou encantado. “Maria é nossa mãezinha, nossa protetora. Ela vai à frente, abrindo caminhos, intercedendo por nós. E ele adora, e acredito que essa devoção será parte da vida dele também”, disse.
Já Rejane Andrade, de 59 anos, que voltou a morar em Belém recentemente depois de quatro décadas, e mantém a tradição de participar do Círio e da visita à Nossa Senhora. “Eu sou devota de Nazinha desde sempre, e todos os anos faço minhas orações a ela. Este ano está tudo muito especial”, afirmou.
Rejane destacou que uma das graças alcançadas por sua intercessão foi a aprovação de seu filho em um concurso, há cerca de 7 anos; este ano, ela refez o pedido para os outros dois filhos. “Agora estou pedindo que meus outros filhos, que fizeram prova em agosto, também passem”, revelou com esperança. A devoção à Nossa Senhora de Nazaré, para Rejane, tem um significado profundo. “Maria é um espírito de luz que nos acompanha em todos os momentos da nossa vida, tanto nos agradecimentos quanto nos pedidos. O manto sagrado dela nos cobre e protege durante toda a nossa caminhada”, refletiu.
VISITAÇÃO À IMAGEM PEREGRINA
Data: até 27 de outubro – domingo.
Horário: 8h às 20h.
Local: Altar Central da Praça Santuário.