Foto: Igor Pereira
Foto: Igor Pereira

Os carros de promessas, um dos símbolos da conexão dos fiéis no Círio, seguem pela avenida presidente Vargas. Eles vão à frente da Berlinda e da corda para receber os chamados ex-votos.

Ao todo são 14 carros que incluem: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Sagrada Família, Carro da Saúde além de quatro Carros dos Anjos.

Os ex-votos são objetos feitos em cera levados pelos devotos como sinal do agradecimento pelas graças recebidas pela intercessão de Nossa Senhora. Os mais comuns são velas normais ou de metro e partes do corpo, além de tijolos, miniaturas de barcos e casas, réplicas da berlinda e de imagens de Nossa Senhora de Nazaré.

Há também outros inusitados como livros, carros de brinquedos, cruzes e outros que demonstram a gratidão do povo diante do atendimento aos apelos direcionados à Maria para que ela os alcance diante de Deus. As formas de pagamento de promessa são muitas vezes curiosas e criativas, chamando a atenção nas romarias. Os ex-votos são depositados nos carros dos milagres ou mesmo em um local especialmente destinados a eles na própria Basílica.

As peças em cera são revendidas e a renda é revertida para os projetos sociais mantidos pelas Obras Sociais da Paróquia de Nazaré. Brinquedos e outros elementos são encaminhados para doação e os mais inusitados são repassados ao Museu do Círio e o Espaço Memória de Nazaré.

História dos carros – O primeiro carro de promessas introduzido no Círio foi o Carro Dom Fuas, que remete ao milagre ocorrido em 1182 com o fidalgo português Dom Fuas Roupinho. Ele foi salvo de cair em um abismo após clamar por Nossa Senhora de Nazaré. Em 1805, por ordem da Rainha Dona Maria I, esse carro passou a integrar oficialmente a procissão.

Veja!

Foto: Igor Pereira