CÍRIO DE NAZARÉ

Bombeiros pedem ajustes e abertura do Arraial de Nazaré é adiada; entenda

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM/PA) realizou nesta sexta-feira (27) uma vistoria técnica do Arraial de Nazaré e Parque de Diversão ITA

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM/PA) realizou nesta sexta-feira (27) uma vistoria técnica do Arraial de Nazaré e Parque de Diversão ITA. Foto: Irlaine Nóbrega
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM/PA) realizou nesta sexta-feira (27) uma vistoria técnica do Arraial de Nazaré e Parque de Diversão ITA. Foto: Irlaine Nóbrega

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM/PA) realizou nesta sexta-feira (27) uma vistoria técnica do Arraial de Nazaré e Parque de Diversão ITA, situados no estacionamento da Basílica de Nazaré. A inspeção visava avaliar as condições de segurança dos brinquedos e o cumprimento das normas de segurança contra incêndios e situações de emergência para a liberação do funcionamento do parque. Havia a expectativa do arraial ser liberado ao público ainda nesta sexta, mas essa hipótese não se concretizou.

Segundo a diretoria da Festa de Nazaré, os Bombeiros solicitaram pequenos ajustes e a iluminação do espaço também não está finalizada. Uma nova vistoria deve ser realizada neste sábado e, se tudo estiver ajustado, o arraial poderá iniciar seus trabalhos à noite.

De acordo com o Tenente-Coronel Moura, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM/PA), o processo de análise sobre os brinquedos parque iniciou com a aprovação do projeto técnico com instalação e ocupação temporária. Durante a vistoria técnica, os profissionais observam se a proposta aprovada no projeto por um analista dos Bombeiros foi executada corretamente. Para isso, os profissionais verificam as condições do terreno, as condições elétricas e hidráulicas, suportes de segurança e demais requisitos que garantem a integridade física.

“Na vistoria observamos a situação de estabilidade de cada brinquedo para verificar se o terreno é resistente para aguentar o peso. Se todos os brinquedos têm um aterramento para evitar descarga elétrica, causando um acidente e até morte. Se a quantidade de saída de emergência está adequada à quantidade de pessoas permitidas, se ela está devidamente sinalizada com orientação e salvamento e a placa indicativa de utilização de cada brinquedo, e se os extintores estão dentro do prazo de validade e pressurizados da forma correta”, explica o Tenente-Coronel Moura.

Além da vistoria, os Bombeiros organizam uma simulação de pane no intuito de observar se a equipe responsável pelo brinquedo está adequadamente habilitada para situações de incidente. “No final, a gente faz um teste. Colocamos o brinquedo para funcionar e simulamos uma queda de energia onde o gerador não funcionou e o operador tem que fazer a retirada das pessoas de forma mecânica. Soma-se a isso, a questão da documentação do engenheiro responsável pela montagem e execução de cada brinquedo, da parte elétrica, do gerador”, esclarece o representante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

SEGURANÇA
Este ano, o parque conta com 19 brinquedos para todas as idades, desde os mais radicais até os infantis. A novidade fica por conta do brinquedo chamado “Torre” com uma queda de 40 metros de altura em alta velocidade. Segundo o gerente do ITA Center Park, Geraldo Costa, a vistoria dos Bombeiros é essencial para o bom funcionamento dos brinquedos que fazem parte do tradicional Arraial de Nazaré há 32 anos. A expectativa é que pelo menos 800 pessoas passem pelo arraial a cada noite.

“Nós trabalhamos em quase todas as cidades do Brasil e aqui não é diferente. A responsabilidade é sempre grande e, por isso, nós temos uma equipe capacitada com operadores, engenheiros, entre outros profissionais. Os Bombeiros sempre vêm e nos dão esse respaldo aí para que a gente trabalhe com tranquilidade durante o Círio, que é a maior festa religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo”, diz o responsável pelo parque.

De acordo com o diretor da Diretoria do Arraial, Rodolfo Kalume, a segurança dos devotos durante o arraial e a diversão no parque é prioridade para a Diretoria da Festa de Nazaré, que contrata empresas confiáveis e que trabalham dentro das normas necessárias. “Esse é um procedimento normal que eles fazem todo ano. Nós trabalhamos com empresas sérias para a montagem do parque e dos stands, então eles já sabem como funciona. Já está tudo dentro da norma para que os Bombeiros avaliem e aprovem para que o Arraial comece a funcionar”, afirmou.