POR ENQUANTO, SEM BRINQUEDOS!

Bombeiros não liberam funcionamento do Ita Park em Belém; sem previsão de abertura

O Corpo de Bombeiros do Pará não liberou o funcionamento do Ita Center Park, em Belém, atração tradicional na festividade de Nossa Senhora de Nazaré.

O Corpo de Bombeiros do Pará não liberou o funcionamento do Ita Center Park, em Belém, atração tradicional na festividade de Nossa Senhora de Nazaré.
O Corpo de Bombeiros do Pará não liberou o funcionamento do Ita Center Park, em Belém, atração tradicional na festividade de Nossa Senhora de Nazaré. Foto: Antonio Melo

O Corpo de Bombeiros do Pará não liberou o funcionamento do Ita Center Park, em Belém, atração tradicional na festividade de Nossa Senhora de Nazaré. Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), o parque precisa de alguns ajustes e, após cumprir as exigências, os Bombeiros realizam uma nova vistoria.

Ainda segundo a DFN, os estandes do arraial também não foram liberados e não há previsão de abertura. Em 2025, o Ita mantém a tradição de 30 anos no Arraial de Nazaré e trouxe 17 brinquedos: 10 destinados ao público adulto e 7 para o público infantil. Entre as novidades estão o Kid Play(infantil) — uma área interativa ou “parquezinho” compacto, com escorregadores, túneis e estruturas lúdicas — e o brinquedo Skate (adulto). 

A roda-gigante terá 32 metros de altura, e outras atrações de grande sucesso também estarão de volta, como a montanha-russa, o Free Style, o Amor Express, entre outros. Além das atrações do parque, o Arraial conta com 96 estandes oferecendo uma ampla diversidade de produtos: comidas típicas, artesanato, artigos religiosos, brinquedos, miriti, bijuterias, entre outros.

História – O Arraial de Nazaré teve origem na primeira edição do Círio de Nazaré, em 1793, quando foi organizado como uma grande feira de produtos agrícolas. O termo “arraial” surgiu com a construção das casas ao redor da ermida de Plácido, após o achado da imagem, aproveitando o intenso fluxo de peregrinos. 

Com o passar do tempo, o evento ganhou novas características, incorporando brinquedos, barracas de comidas típicas, artesanato e produtos diversos, tornando-se um espaço de convivência, lazer e tradição dentro das festividades do Círio.