O sábado que antecede o Círio é movimentado por quatro romarias que emocionam vários fiéis, seja pelas águas ou pelas ruas, mas é na Basílica de Nazaré que os devotos e devotas da Rainha da Amazônia presenciam um dos momentos mais marcantes da programação do Círio: a descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré, do Glória. E, a pelo menos 3 horas do início de um dos momentos mais emocionantes da quadra nazarena, a Basílica Santuário já estava lotada por fiéis.
Este ano, a cerimonia conduzida pelo do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, será realizada no dia 07 de outubro e iniciará após a chegada Moto-romaria. Antes do ato tão esperado, acontecerá louvor e pregação, às 10h, com o Frei Gilson, que faz parte da Congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo. A animação musical será feita pelo Ministério Filhos da Consolação.
Haverá transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da Basílica Santuário de Nazaré.
A Imagem Original é uma escultura em estilo Barroco confeccionada em madeira que foi encontrada por Plácido José de Souza, no ano de 1700. Ela possui 28 cm de altura e apresenta traços de uma senhora portuguesa. A pequena imagem foi responsável pelo inicio da devoção mariana no Pará.