TRADIÇÃO

Barquinhos de fé voltam a encher de cor o TCE-PA: veja quando visitar

Canoas de Promesseiros voltam a encantar no TCE-PA a partir de 2 de outubro

O tradicional espetáculo de fé, cor e artesanato popular está de volta ao espelho d’água do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). A exposição Canoas de Promesseiros será aberta na próxima quarta-feira, 2 de outubro, às 17h, na sede do TCE, em Belém. Com o tema “Onde a fé navega, a esperança transborda”, a mostra chega à sua 15ª edição em 2025, reunindo 200 barquinhos de miriti confeccionados por artesãos do município de Abaetetuba. A iniciativa celebra a romaria fluvial do Círio de Nazaré e já se consolidou como parte da programação cultural da quadra nazarena na capital paraense. Fé, tradição e inclusão Desde sua criação, o projeto já produziu mais de 2 mil miniaturas de embarcações, visitadas por cerca de 400 mil pessoas ao longo dos anos. Ao fim de cada edição, as peças são doadas para estudantes da rede pública da Região Metropolitana de Belém. Neste ano, 50 canoas ganharam um toque especial: foram pintadas por pessoas em recuperação da dependência química atendidas pela Fazenda da Esperança, na Ilha de Mosqueiro. A ação foi realizada durante a Manhã dos Eleitos, organizada pela Diretoria da Festa de Nazaré. A chefe do Cerimonial do TCE-PA, Dione Guimarães, destaca o impacto do projeto: “É uma ação que ganhou visibilidade nacional e até internacional. Com essa exposição, o Tribunal valoriza não apenas o Círio Fluvial, mas também a cultura, o artesanato e a inclusão social.” Memória em imagens Além da exposição dos barquinhos, o público poderá visitar a mostra fotográfica “Navegando por Memórias – Canoas de Promesseiros: Imagens que revelam fé, esperança, cultura e inclusão”, que reunirá 20 registros dos momentos marcantes do projeto nos últimos 14 anos. A exposição será montada inicialmente no Largo do Redondo e, depois, levada para o Espaço Cultural Clóvis Moraes Rêgo, também no TCE. Karen Lima, da Diretoria da Festa de Nazaré, reforça a parceria: “O TCE-PA abraçou a proposta e tem promovido a inclusão social com arte e fé, fortalecendo os valores do Círio.” ✅ Serviço Evento: Exposição Canoas de Promesseiros – 15 anos Data de abertura: 2 de outubro de 2025 Horário: 17h Local: Espelho d’água do TCE-PA (Edifício-Sede – Belém) Entrada: Gratuita
Canoas de Promesseiros voltam a encantar no TCE-PA a partir de 2 de outubro. Foto: Divulgação

O tradicional espetáculo de fé, cor e artesanato popular está de volta ao espelho d’água do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). A exposição Canoas de Promesseiros será aberta na próxima quarta-feira, 2 de outubro, às 17h, na sede do TCE, em Belém.

Com o tema “Onde a fé navega, a esperança transborda”, a mostra chega à sua 15ª edição em 2025, reunindo 200 barquinhos de miriti confeccionados por artesãos do município de Abaetetuba. A iniciativa celebra a romaria fluvial do Círio de Nazaré e já se consolidou como parte da programação cultural da quadra nazarena na capital paraense.

Fé, tradição e inclusão

Desde sua criação, o projeto já produziu mais de 2 mil miniaturas de embarcações, visitadas por cerca de 400 mil pessoas ao longo dos anos. Ao fim de cada edição, as peças são doadas para estudantes da rede pública da Região Metropolitana de Belém.

Neste ano, 50 canoas ganharam um toque especial: foram pintadas por pessoas em recuperação da dependência química atendidas pela Fazenda da Esperança, na Ilha de Mosqueiro. A ação foi realizada durante a Manhã dos Eleitos, organizada pela Diretoria da Festa de Nazaré.

A chefe do Cerimonial do TCE-PA, Dione Guimarães, destaca o impacto do projeto:

“É uma ação que ganhou visibilidade nacional e até internacional. Com essa exposição, o Tribunal valoriza não apenas o Círio Fluvial, mas também a cultura, o artesanato e a inclusão social.”

Memória em imagens

Além da exposição dos barquinhos, o público poderá visitar a mostra fotográfica “Navegando por Memórias – Canoas de Promesseiros: Imagens que revelam fé, esperança, cultura e inclusão”, que reunirá 20 registros dos momentos marcantes do projeto nos últimos 14 anos. A exposição será montada inicialmente no Largo do Redondo e, depois, levada para o Espaço Cultural Clóvis Moraes Rêgo, também no TCE.

Karen Lima, da Diretoria da Festa de Nazaré, reforça a parceria:

“O TCE-PA abraçou a proposta e tem promovido a inclusão social com arte e fé, fortalecendo os valores do Círio.”


✅ Serviço

  • Evento: Exposição Canoas de Promesseiros – 15 anos
  • Data de abertura: 2 de outubro de 2025
  • Horário: 17h
  • Local: Espelho d’água do TCE-PA (Edifício-Sede – Belém)
  • Entrada: Gratuita