No final de tarde deste domingo (20), a Basílica de Nazaré, ponto central das celebrações do Círio, manteve sua tradição de ser um local de fé, mas também um espaço que reflete, além de força espiritual, a cultura . A Praça Santuário, onde muitos aproveitam para rezar diante da Imagem Peregrina de Nossa Senhora, e o Arraial de Nazaré foram novamente palco de muita devoção e diversão.
Moradora do bairro São Brás, a recepcionista Ana Paula Santos, de 24 anos, é frequentadora de toda a programação da quadra nazarena desde a infância. O entardecer foi o melhor momento para que ela, o esposo Marcelo Lima, 35, e o filho Pedro Heitor, de 4 anos, se conectassem novamente com Nossa Senhora de Nazaré.
Emocionada, ela menciona que, após perder uma gravidez gemelar, considerou o nascimento do filho uma verdadeira benção da padroeira. “Eu quase o perdi também, mas pedi muito pela proteção dele. Graças a Nossa Senhora, ele nasceu no tempo certo, e mesmo com a doença de pele que ele tem, sinto a proteção dela todos os dias”, acrescentou.
Há quatro anos morando no estado do Piauí, a aposentada Luciléia Ribeiro, 84 anos, retorna até Belém anualmente, especialmente para o Círio. “Este é um momento muito importante. Maria representa tudo, tudo mesmo. Eu vim aqui para pedir e agradecer, mas principalmente agradecer, porque está tudo bem, graças a Deus. Maria é tão cuidadosa, que já estou recebendo, do jeito que pedi. Estou muito feliz de estar aqui mais uma vez “, compartilhou.
Park atrai crianças e adultos
Ao lado, o parque de diversões, o ITA Center Park, atraiu crianças e adultos. Entre eles, aguardando a vez na fila da roda gigante, o vigilante Melque Albuquerque, 27, aproveitava a noite ao lado das filhas Gabriela, de 2 anos, e Geovana, de 5 anos. “Essa é a primeira vez que a gente vem este ano. Já fomos em vários brinquedos só hoje; elas foram na montanha-russa, no elefante e no carrinho. A noite está sendo bem agitada, dá um pouquinho de medo nelas, mas depois passa”, brincou.
O comércio local também pode celebrar as vendas movimentadas, reflexo do fluxo intenso. Júlio Rocha, 25, atendente de uma barraca de churros, está há sete anos trabalhando no Arraial durante o Círio, e comenta que este é um dos períodos que mais movimenta o negócio. “Desde 2017 a gente trabalha aqui. Na semana da procissão do Círio, o movimento é muito forte, mas agora, mesmo depois, ainda tem bastante gente. Acredito que atendemos umas 10 mil pessoas por dia”, afirmou.
O clima de devoção, alegria e gratidão tomou conta da Praça Santuário e do Arraial de Nazaré, reforçando a importância da festividade para os moradores de Belém e visitantes de outras regiões. As histórias de fé e celebração se entrelaçam em cada canto, refletindo a força espiritual e a cultura que o Círio de Nazaré carrega, ano após ano.
Familiares e amigos puderam, ainda, aproveitar a programação do Círio Musical, que teve sua primeira edição em 2004, mas desde 2006 ocorre durante toda a quadra nazarena. A partir das 20h, o público pode aproveitar o show de Ministério Seráfico e Sementes do Verbo, na Concha Acústica da Praça Santuário.
SERVIÇO
Círio Musical 2024 – As apresentações ocorrem sempre às 20h, na Concha Acústica da Praça Santuário, no bairro de Nazaré; Confira a programação:
21/10 – Tony Alisson
22/10 – Rosa de Saron
23/10 – Suely Façanha
24/10 – Missionário Shalon
25/10 – Adriana Arydes
26/10 – Padre Cavalcante e Banda da Guarda de Nazaré
Funcionamento do ITA Center Park:
Segunda à quinta-feira – 16h às 22h30
Sexta e sábado – 16h às 23h
Domingos – 16h às 22h
Recírio (28 de outubro) – 8h às 22h
No encerramento do Círio (27 de outubro) – 16h às 20h
Véspera de feriados – 16h às 23h
O arraial permanece funcionando até 25 de novembro