A segunda e mais longa procissão oficial do Círio de Nazaré 2025, o Traslado para Ananindeua e Marituba, é marcada por fortes demonstrações de fé, emoção e gratidão dos romeiros nesta sexta-feira (10). A romaria saiu da Basílica Santuário de Nazaré por volta das 8h da manhã e percorreu mais de 52 quilômetros até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa, em Ananindeua, onde chegou por volta das 20h.
A estimativa é que cerca de 1,5 milhão de pessoas acompanharam o percurso.
Esta foi a primeira procissão em que a Imagem Peregrina seguiu com o novo manto, apresentado na noite anterior (9), durante missa solene. Com duração aproximada de 10 horas, o Traslado contou com a organização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e apoio da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), da Guarda de Nazaré e de diversos órgãos estaduais e municipais de segurança e saúde.
Segundo o diretor de Procissões da DFN, Mário Tuma Jr., o planejamento começou ainda entre fevereiro e março. “Hoje temos uma romaria totalmente estruturada, com 53 quilômetros e 46 paradas programadas entre paróquias, escolas e hospitais. É o resultado de um ano inteiro de trabalho”, afirmou.