Neste final de semana, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza mais visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré às regiões episcopais. Desta vez, nas regiões de Nossa Senhora do Ó, nos dias 03 e 04 de outubro, e Menino Deus, no sábado, dia 05 de outubro, percorrendo bairros, paróquias e comunidades de Ananindeua, Marituba, Benevides, Benfica, Santa Bárbara e Mosqueiro.
Estas serão as últimas visitas às regiões antes do Círio. A oitava e última visita do ano ocorre nos dias 23 e 24 de novembro, na região de Santa Cruz.
A visita inicia na quinta, dia 03 de outubro, na região episcopal Nossa Senhora do Ó, no Seminário Pio X, seguindo para a paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Águas Lindas. Depois faz uma pequena parada no canteiro de obras do BRT e segue para a área missionária da Santíssima Trindade, em Águas Brancas. O dia de homenagens encerra com missa na Igreja Nossa Senhora do Ó, na praça Matriz de Mosqueiro. Na sexta, dia 04, a Imagem percorre várias localidades no distrito de Mosqueiro e nos municípios de Santa Bárbara, Benevides e Marituba, encerrando na paróquia Menino Deus, no centro de Marituba. No sábado a visita continua pelo município e por Ananindeua, retornando para a Basílica Santuário às 18h30.
Sobre as regiões episcopais
Em 2019, a Arquidiocese de Belém instalou a oitava região episcopal de Nossa Senhora do Ó, desmembrada da região Menino Deus. A nova região atende o distrito de Mosqueiro e os municípios de Benevides e Santa Bárbara e engloba nove paróquias e uma área missionária: Nossa Senhora da Conceição (Mosqueiro), Santa Rosa de Lima (Benevides), Nossa Senhora do Carmo (Benevides), Santa Bárbara, Menino Jesus (Santa Bárbara do Pará), São Pedro Pescador (Baía do Sol, Mosqueiro), Nossa Senhora da Conceição (Benfica), São Francisco de Assis (Benevides), Santuário Nossa Senhora do Ó (Mosqueiro) e a Área Missionária Nossa Senhora do Cenáculo (Ariramba, Mosqueiro).
O desmembramento foi necessário por conta do grande crescimento da população e instalação de novas paróquias, além de facilitar o trabalho missionário. O vigário episcopal é o Padre Francimar Ferreira Lopes, que é também pároco da Paróquia Santa Bárbara.