FOLIA

Folia com show e tradição centenária no interior do Pará

Capanema e Viseu são opções com atrações diversas para quem deseja curtir o carnaval fora da capital

Pará - Milhares de brincantes devem passar pelo corredor da folia no Carnaval de Capanema, município localizado no nordeste paraense. Intitulada “Folia de Todos”, a programação começa neste sábado, 1º, e segue até a terça-feira gorda de Carnaval, 4, na arena localizada no loteamento Valle. Estrela do feminejo, a cantora Naiara Azevedo é a grande atração do evento, que contará ainda com a presença de artistas locais levando muita música, alegria e animação.

A artista paranaense, que estourou com o sucesso “50 reais”, traz na bagagem muitos hits, além de músicas de seu mais novo trabalho, chamado “Araguaia Vol.1”. Em entrevista recente ao “Vênus PodCast”, a cantora disse que sentou para compor de fato apenas umas quatro músicas, que depois se tornaram grandes sucessos, incluindo “50 reais”, inspirada em histórias pessoais. “Mais do que me divertir, a minha carreira tem um propósito. Ela se baseia na minha história de vida”.

A artista deve se apresentar para um público estimado em 40 mil pessoas. O evento é promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura. De acordo com a secretária de comunicação, Andreza Oliveira, o município já realiza a programação há mais de 40 anos e neste será especial. “São quatro noites de folia, cujo objetivo é fomentar a cultura, o turismo e a economia, trazendo para o município uma experiência memorável, marcando a memória afetiva das pessoas”, afirma.

A programação começa no sábado, 1º, com as apresentações do DJ Leozinho, Banda Hits, a banda baiana Barca Real e a cantora Naiara Azevedo. No dia seguinte, no domingo, dia 2, a folia começa com o arrastão do bloco, além das bandas Virtudão, Mizerê, DJ Gilberto e Eric Pirô. Na segunda-feira, 3, será a vez dos blocos de rua da cidade, além do Bloco Balada Kids, de Belém, Sambloco, Marretada, Thiago Araújo e Muller Monteiro. Para encerrar o Carnaval capanemense, no dia 4, haverá mais um arrastão dos blocos e a participação dos cantores: Paulinho Moreno, Diogo Oliveira e Keyla de Paula.

VISEU

Outra cidade que costuma ser a rota preferida de muita gente no Carnaval é Viseu. Por lá a folia é centenária. Os festejos ocorrem no distrito de Fernandes Belo e, para este ano, cerca de 30 mil brincantes são esperados para a programação.

A folia acontece na rua e é marcada por encenações teatrais, que remontam ao século 19, com o Bloco Laurso reúnindo centenas de foliões vestidos com fantasias improvisadas com sacos e máscaras. As vestimentas imitam bichos, como cavalo, boi, coelho, urso, e cada um desses bichos tem seu “caçador”, que são os principais responsáveis por essa turma toda que sai com eles nas ruas, brincando a folia carnavalesca.

O nome “Laurso”, que dá origem ao festejo, significa urso de Carnaval e faz referência à uma antiga lenda conhecida no município, que diz que os animais saíam da floresta para pular Carnaval, seguindo o som dos tambores dos foliões. Segundo a lenda, os animais ficaram cansados da vida silenciosa e monótona da floresta e saíram em direção aos barulhos intensos de tambor, descendo a Serra do Piriá. Depois, os bichos se misturaram aos foliões e aproveitaram a festa que era ouvida no meio da mata. “O evento é gratuito e resgata curiosidades do século 19 e a chegada dos nordestinos na comunidade de Fernandes Belo, a cerca de 40 km do centro de Viseu”, explica o secretário de cultura do município, Adenilton Monteiro.

As apresentações já tiveram início e prosseguem durante todos os finais de semana até a terça-feira de Carnaval. O evento tem o apoio da Lei Aldir Blanc e os arrastões, a cada ano, ganham mais e mais participantes, até de outros municípios vizinhos e de Belém, atraídos pelas encenações da cultura local.

As fantasias utilizadas no cortejo são confeccionadas pelos próprios brincantes, usando sua criatividade e as plantas nativas da região para finalizar as vestimentas. “O Bloco Laurso tem atravessado gerações há mais de um século de existência e uma de suas características marcantes é criar entre seus simpatizantes um ato de sociabilidade, criatividade, alegria, lenda, história e humor”, ressalta o secretário.