Bola

Vexames e redenção: veja o retrospecto do Paysandu contra rivais do quadrangular

Vitória contra o Amazonas marcou a virada bicolor na competição. Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu
Vitória contra o Amazonas marcou a virada bicolor na competição. Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

O Paysandu conheceu o caminho que poderá levá-lo de volta à Segunda Divisão do futebol nacional. Pela frente, o time paraense terá o Volta Redonda, Botafogo (PB) e Amazonas. Os jogos desse grupo serão em sistema de ida e volta. Os dois primeiros colocados subirão automaticamente, e depois se juntarão a outros dois times da outra chave para ver quem será o campeão da Série C 2023.

Na primeira fase, o Paysandu enfrentou os seus próximos adversários jogando fora dos seus domínios. Acumulou dissabores e uma vitória que ficou registrada como o marco da virada bicolor na competição.

Em 28 de maio, o Papão foi ao Rio de Janeiro encarar o Volta Redonda pela quinta rodada. O Paysandu era treinado por Marquinhos Santos. O Voltaço sairia do Z4 e o Papão caía para a 15ª colocação.

No dia 27 de junho, outra derrota dolorosa, agora para o Botafogo, na Paraíba, numa noite infeliz do goleiro Gabriel, que chegou a marcar contra. O time paraibano venceu por 3 a 2 com gol final marcado aos 50 minutos do segundo tempo. Era a décima rodada. O Belo ficaria em quarto lugar e o Paysandu ainda em 15º.

Já o choque contra o Amazonas foi emblemático. O time vizinho era o líder do campeonato e foi superado no dia 8 de julho, em Manaus, por 2 a 1. Era jogo da 12ª rodada. O Paysandu subiria para a 11ª colocação, com 15 pontos, e a partir dali iniciava uma sequência vitoriosa que culminou na conquista da vaga para a segunda fase com uma rodada de antecipação.