FÓRMULA 1

Verstappen vence corrida sprint competitiva e GP dos EUA promete

Max Verstappen vence a corrida sprint do GP dos Estados Unidos, com Red Bull em destaque. Veja como foi a prova

Max Verstappen, da Red Bull, venceu a corrida sprint do GP dos Estados Unidos saindo da pole position.
Max Verstappen, da Red Bull, venceu a corrida sprint do GP dos Estados Unidos saindo da pole position.

Max Verstappen, da Red Bull, venceu a corrida sprint do GP dos Estados Unidos saindo da pole position. Mas essa é apenas uma maneira de contar a história das 19 voltas disputadas no circuito de Austin, na tarde deste sábado (19), que serviram como uma prévia para o GP. A prova tem largada agendada às 16h deste domingo (horário de Brasília).

Uma hora parecia que Lando Norris, da McLaren, que saiu de quarto e assumiu a segunda colocação logo na primeira curva, poderia pressionar Verstappen e brigar pela vitória na sprint. Depois, era George Russell, da Mercedes, terceiro colocado, que pressionava a McLaren.

Duas ou três voltas depois, Russell era pressionado pelas duas Ferrari, levava duas ultrapassagens seguidas e perdia contato com os líderes. Essa disputa forte durou até a última volta, quando Sainz passou Norris, que viu seus pneus dianteiros acabarem.

O único que conseguiu cuidar dos pneus do começo ao fim foi Verstappen, mas sua vantagem não passou dos 3,8 segundos mesmo com a forte briga no final que envolveu também Leclerc.

Falando em pneus, esses altos e baixos tinham a ver com a maneira como cada piloto estava tentando conservar seus pneus e também com as diferenças entre os carros quanto a isso. É algo que acontece em qualquer corrida, mas que só toma ares tão dramáticos como o que vimos especialmente na primeira metade da sprint quando o rendimento dos carros está muito igualado.

Foi um bom “aquecimento” para o GP, embora as equipes agora possam mudar a configuração de seus carros antes da classificação, que começa logo mais, às 19h pelo horário de Brasília. Todos vão usar a informação que tiveram com os pneus médios durante a sprint para melhorar seus carros, o que pode alterar um pouco o cenário. Mas certamente não estamos vendo a mesma realidade da outra corrida, dominada com sobras pela McLaren.

A Red Bull está mais equilibrada após levar atualizações para a corrida dos Estados Unidos. A Ferrari teve a resposta que queria e melhorou muito o rendimento nas curvas de alta velocidade. A Mercedes, equipe que mais mudou o carro para esta prova, é quem tem mais a ganhar com essa possibilidade de mudar o acerto até a classificação, já que desgastou mais os pneus na sprint.

Como foi a Sprint

  • Verstappen largou bem e manteve a ponta, enquanto Norris ganhou duas posições nos primeiros metros, passando Leclerc e Russell. O piloto da McLaren, que vinha fazendo uma volta suficientemente rápida para fazer o melhor tempo na classificação para a sprint até cometer um erro no último setor, não deixou Verstappen escapar nas primeiras voltas, mas também não conseguia pressionar a Red Bull, muito mais equilibrada do que nas últimas provas após trazer novidades para esta corrida de Austin.
  • No final da quarta volta, Verstappen conseguiu abrir mais de 1s para Norris, que não teve mais a vantagem do DRS e viu o holandês controlar o ritmo até o final para manter sua invencibilidade em sprints neste ano.
  • Mais atrás, as duas Ferrari tinham uma disputa particular pela quarta posição. Sainz passou Leclerc mais de uma vez, levou o troco, até que conseguiu superar Leclerc finalmente na volta cinco.
  • Ao mesmo tempo, Russell passou a se aproximar de Norris, mas isso não durou muito: ele logo perdeu rendimento e acabou sendo superado pelas duas Ferrari. Norris acabou tendo que se defender de Sainz na segunda metade da sprint, enquanto Verstappen abria na ponta.
  • Russell forçou tanto os pneus andando entre os primeiros que passou a ser pressionado por Hamilton, que tinha largado em sétimo. Mas a disputa mais forte foi entre as duas Ferrari e Norris. O inglês passou a deslizar muito, aparentemente também sem pneus, e Sainz aproveitou para passá-lo no começo da última volta. Leclerc também tentou superar a McLaren, mas o vice-líder do campeonato fechou a porta.
  • No final, deu Verstappen pela primeira vez desde a sprint da Áustria, no início de julho. Sainz foi o segundo e Norris foi o terceiro.

JULIANNE CERASOLI/SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)