SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Confirmando a superioridade demonstrada nos treinos livres no circuito de Suzuka, Max Verstappen, da Red Bull, será o pole position no GP do Japão de F1, com o tempo de 1min28s197.
Sergio Pérez, também da Red Bull, largará na segunda posição em Suzuka. Lando Norris, da McLaren, completa as três primeiras posições do grid.
Esta é a quarta pole position de Max Verstappen no ano. O piloto holandês da Red Bull conseguiu a primeira colocação do grid em todos os GPs de 2024: Bahrein, Arábia Saudita, Austrália e Japão.
Quatro pilotos podem terminar o Mundial em primeiro lugar ao fim do GP do Japão. Max Verstappen (51 pontos), e Sergio Pérez (46), da Red Bull, e Charles Leclerc (47) e Carlos Sainz Jr., da Ferrari (40) têm chance de assumir a ponta da classificação, dependendo dos resultados.
O GP do Japão é na madrugada de amanhã (7). Os carros voltam ao circuito de Suzuka às 2h (de Brasília) para a corrida.
Como foi o Q1
Nos primeiros nove minutos, apenas um carro registrou tempo. Kevin Magnussen, da Haas, foi o único a fazer uma volta rápida no início da primeira parte do treino.
Os pilotos da Red Bull dominaram os primeiros minutos do treino, com Max Verstappen fazendo o melhor tempo, e Sergio Pérez ficando em terceiro. Fernando Alonso, da Aston Martin, ficou em segundo.
Lance Stroll (Aston Martin), Pierre Gasly (Alpine), Kevin Magnussen (Haas), Logan Sargeant (Williams) e Guanyu Zhou (Sauber) ficaram nas últimas posições. Eles não avançaram ao Q2.
Como foi o Q2
Assim como no Q1, as Red Bulls dominaram a segunda parte do treino, com Verstappen na liderança e Pérez em segundo lugar. Desta vez, Lewis Hamilton, da Mercedes, foi o ‘intruso’, com a terceira colocação.
Daniel Ricciardo (Racing Bulls), Nico Hulkenberg (Haas), Valteri Bottas (Sauber), Alex Albon (Williams) e Esteban Ocon (Alpine) ficaram nas últimas posições. Eles não conseguiram um lugar no Q3.
Como foi o Q3
Lando Norris foi a surpresa no início da terceira parte. Após todos os pilotos completarem voltas rápidas, o inglês da McLaren conseguiu o segundo melhor tempo, atrás apenas de Max Verstappen.
Max Verstappen garantiu a pole position na segunda volta rápida, baixando em meio décimo de segundo seu melhor tempo. Sergio Pérez melhorou seu tempo para colocar as duas Red Bulls na primeira fila.
Veja o grid de classificação para o GP do Japão:
1º – Max Verstappen (Red Bull)
2º – Sergio Pérez (Red Bull)
3º – Lando Norris (McLaren)
4º – Carlos Sainz (Ferrari)
5º – Fernando Alonso (Aston Martin)
6º – Oscar Piastri (McLaren)
7º – Lewis Hamilton (Mercedes)
8º – Charles Leclerc (Ferrari)
9º – George Russell (Mercedes)
10º – Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
11º – Daniel Ricciardo (Racing Bulls)
12º – Nico Hulkenberg (Haas)
13º – Valteri Bottas (Sauber)
14º – Alexander Albon (Williams)
15º – Esteban Ocon (Alpine)
16º – Lance Stroll (Aston Martin)
17º – Pierre Gasly (Alpine)
18º – Kevin Magnussen (Haas)
19º – Logan Sargeant (Williams)
20º – Guanyu Zhou (Sauber)