A classificação começou com um atraso de 25 minutos para realizar reparos de segurança na barreira de proteção por conta de um acidente durante a prova da Porsche Supercup, o que resultou na mudança de horário, além de várias punições que marcaram o grid do GP da Bélgica de Fórmula 1, que acabou tendo como primeira colocação uma das figuras mais conhecidas na temporada de 2022.
A corrida deste sábado (27), em Spa-Francorchamps, rendeu várias emoções. E, quem estava na posição dianteira eram duas principais equipes do grid. E, apensar de Max Verstappen ter sido o mais rápido na competição, recebeu punição pela troca do motor e Carlos Sainz foi quem garantiu a pole para o GP da Bélgica.
É importante ressaltar que resultado da classificação não depende do que haverá amanhã. Ao todo seis pilotos trocaram componentes da unidade de potência suficientes para receberem a punição de largar do fundo do grid: Verstappen, Leclerc, Norris, Ocon, Zhou e Schumacher.
Em relação a aplicação das punições, a ordem ficou a seguinte: Carlos Sainz, Sergio Pérez, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, George Russell, Alexander Albon, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Lance Stroll e Sebastian Vettel. Já entre os pilotos punidos, Max Verstappen será o melhor colocado, saindo de 15º, à frente de Charles Leclerc, Esteban Ocon e Lando Norris.
Current weather: Overcast but dry ☁️#BelgianGP #F1 pic.twitter.com/ILClStWeUF
— Formula 1 (@F1) August 27, 2022
Bottas também foi punido, no entanto, acabou ficando no limite de 15 posições, isso quer dizer que ele irá largar à frente destes seis independente do resultado final. Já os demais terão sua ordem de largada definida pelas posições finais no quali.
O Q1com apenas uma volta rápida nos cinco minutos iniciais: 01min47s929 de Schumacher.
? Q1 GREEN LIGHT ?
Qualifying is (finally) under way! ?#BelgianGP #F1 pic.twitter.com/dY4sEDsckr
— Formula 1 (@F1) August 27, 2022
Ao longo da corrida, a pista foi ficando cheia e os tempos começaram a diminuir para os níveis, com Verstappen novamente marcando voltas no tempo de 01min44s.
Verstappen is setting the qualifying pace – he’s nearly half-a-second quicker than Sainz with Perez third#BelgianGP #F1 pic.twitter.com/91sjIr9uKK
— Formula 1 (@F1) August 27, 2022
No final, deu Verstappen com 01min44s581, sem nem precisar sair nos minutos finais da sessão. Sainz foi o segundo, 0s469 atrás, enquanto Pérez foi o terceiro, já a oito décimos do companheiro de equipe. Completando, Leclerc foi o quarto, a 0s991 e Russell em quinto. Albon, Hamilton, Norris, Ocon e Alonso fecharam o top 10.
Sebastian Vettel, Nicholas Latifi, Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda e Valtteri Bottas, foram eliminados no Q1. Destes, apenas o finlandês da Alfa Romeo está na lista de pilotos punidos, pois ele foi o único que não recebeu a punição de largar no fundo do grid e agora garante a chance de iniciar a corrida na frente dos outros seis.
Q1 CLASSIFICATION
Vettel missed out on Q2 by a whisker#BelgianGP #F1 pic.twitter.com/gSpbYwpv3v
— Formula 1 (@F1) August 27, 2022
Q2
Mesmo com o tempo nublado, a pista ficou cheia logo quando foi iniciada a regressiva de 5 minutos.
De cara a Red Bull mostrou sua força, com Verstappen marcando 01min44s723, apenas 0s071 à frente de Pérez, enquanto Sainz, em terceiro, já tomava quase sete décimos do holandês.
? Q2 GREEN LIGHT ?
And we’re off again! #BelgianGP #F1 pic.twitter.com/Jn4et8ZD9A
— Formula 1 (@F1) August 27, 2022
Ao final, Leclerc conseguiu uma volta voadora para terminar em primeiro: 01min44s551, 0s172 à frente de Verstappen, que sequer saiu nos últimos minutos. Pérez foi o terceiro. Completaram os pilotos classificados para a disputa da pole: Sainz, Hamilton, Russell, Ocon, Alonso, Norris e Albon.
E no Q2, foram eliminados Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Zhou Guanyu, Lance Stroll e Mick Schumacher. Destes, Zhou e Schumacher integram a lista de punidos, e passam a ocupar as últimas posições do grid, por serem os piores colocados entre os seis que receberam a punição de fim do grid.
Q2 CLASSIFICATION
Leclerc tops the session ?#BelgianGP #F1 pic.twitter.com/l7Gpk6ScIg
— Formula 1 (@F1) August 27, 2022
Q3
Com quatro pilotos que pagarão punições largando do fim do grid, a sessão que definiu a pole position foi iniciada com um ar de dúvida por dois fatores: a possibilidade de Verstappen e Leclerc darem vácuos para Pérez e Sainz e a própria disputa de posições entre os pilotos, com o holandês e o monegasco batalhando pela melhor colocação entre os punidos.
No final, Max Verstappen entregou uma volta voadora de 01min43s665 para terminar como o mais rápido, seguido de Carlos Sainz e Sergio Pérez.
A aplicação das punições, ficou na seguinte ordem no top 10: Carlos Sainz, Sergio Pérez, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, George Russell, Alexander Albon, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Lance Stroll e Sebastian Vettel. Já entre os pilotos punidos, Max Verstappen será o melhor colocado, saindo de 15º, à frente de Charles Leclerc, Esteban Ocon e Lando Norris.
Neste domingo (28), a Fórmula 1 volta à pista de Spa-Francorchamps para o GP da Bélgica, 14ª etapa da temporada 2022. A largada está marcada para ocorrer às 10h, com transmissão da Band e da F1TV Pro.
Confira o grid de largada para o GP da Bélgica após a aplicação das punições:
1 – Carlos Sainz
2 – Sergio Pérez
3 – Fernando Alonso
4 – Lewis Hamilton
5 – George Russell
6 – Alex Albon
7 – Daniel Ricciardo
8 – Pierre Gasly
9 – Lance Stroll
10 – Sebastian Vettel
11 – Nicholas Latifi
12 – Kevin Magnussen
13 – Yuki Tsunoda
14 – Valtteri Bottas
15 – Max Verstappen
16 – Charles Leclerc
17 – Esteban Ocon
18 – Lando Norris
19 – Zhou Guanyu
20 – Mick Schumacher
F1 AO VIVO: Quem será POLE em Spa? DEBATE do quali e o MERCADO, com Herta/AlphaTauri e Gasly/Alpine