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Verstappen domina, vence GP da Arábia Saudita, e RBR repete dobradinha

Esse foi o 100º pódio de Max Verstappen na carreira em apenas 186 corridas na categoria.
Esse foi o 100º pódio de Max Verstappen na carreira em apenas 186 corridas na categoria.

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O atual tricampeão mundial de Fórmula 1 venceu de novo. O holandês Max Verstappen dominou o Grande Prêmio de Jeddah, na Arábia Saudita, e venceu a segunda corrida da temporada 2024 sem grandes dificuldades.

O mexicano Sergio Pérez, também da Red Bull, foi o segundo. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio. A Austrália é o próximo destino dos pilotos. O GP de Melbourne, no circuito de Albert Park, acontece no dia 24 de março, à 1h da madrugada de sábado para domingo.

Esse foi o 100º pódio de Max Verstappen na carreira em apenas 186 corridas na categoria.
A vitória mantém o holandês na liderança da tabela de pilotos com 52 pontos e consolida mais uma dobradinha da Red Bull, a segunda em duas corridas na temporada. Sérgio Pérez vai a 36 e segue na cola do companheiro de equipe.

A CORRIDA
A maioria dos pilotos iniciou a corrida com pneus médios. Bearman (11º) e Bottas (16º) foram os únicos a largarem de pneus macios.
Verstappen largou com tranquilidade e saiu à frente, Pérez disputou a segunda posição com Leclerc. O piloto da Ferrari se defende e mantém o posto enquanto o tricampeão começa a abrir vantagem.
Gasly reportou problemas na caixa de câmbio na volta de aquecimento e, logo na primeira volta, foi chamado aos boxes e abandonou a corrida.
No replay, a transmissão flagrou que Lando Norris se movimentou antes da largada. Os comissários investigaram e decidiram não punir o piloto da McLaren.
Antes mesmo de a primeira volta terminar, Verstappen já tinha consolidado diferença de mais de 1 segundo para o segundo colocado.
Na quarta volta, Pérez atacou, abriu a asa móvel e ganhou a segunda posição de Leclerc.

BATIDA DE STROLL
Lance Stroll perdeu o controle do carro e foi parar na barreira de proteção. Após o acidente, o safety car entrou na pista para retirar o carro do canadense.
Com isso, os pilotos foram para os boxes trocar os pneus macios por duros. A parada de Leclerc não foi boa.
Na saída dos boxes, Pérez furou a fila e quase causou uma colisão com Fernando Alonso, que reclamou no rádio.
Norris, Hamilton, Hulkenberg e Zhou foram os únicos que não pararam. Enquanto aguardava investigação por queimar a largada, Norris liderava a corrida.

RELARGADA E ULTRAPASSAGENS
O safety car deixou a pista e a emoção voltou ao grid. Verstappen atacou Norris e retomou a ponta sem dificuldades.
Na sequência, Pérez deixou Hamilton para trás e assumiu a terceira posição. O maior campeão da F1 começou a sofrer com os pneus médios, com os quais estava desde a largada.
Leclerc atacou e ultrapassou Hamilton por fora, deixando o inglês em quinto. Pérez foi punido em 5s pelo incidente com Alonso nos boxes. Magnussem foi punido em 10 segundos por colisão com Albon.
Pérez não tomou conhecimento de Norris e assumiu a segunda colocação, dobradinha da RBR na primeira e segunda posições. O mexicano afundava o pé para recuperar o tempo perdido após punição.
Já ‘devendo’ 10 segundos após incidente com Albon, Magnussen foi punido novamente em mais 10 segundos, após ganhar vantagem fora da pista na perseguição a Tsnuoda.
Mesmo punido, Magnussen segurou uma fila de carros atrás e ajudou Hulkenberg, companheiro de equipe, que estava logo à sua frente. A Haas agradeceu

SEGUE O VICE
Verstappen fez a volta mais rápida da corrida e colocou 6 segundos de vantagem sobre o companheiro de RBR Sergio Pérez. Norris até tentou…
Pouco depois, na 27ª volta, Leclerc atacou Norris e assumiu a terceira posição.
Piastri atacou e Hamilton segurou em duas voltas seguidas, se defendendo das investidas do australiano, para sustentar a quinta colocação no grid.
O australiano chegou a tomar a posição, mas acabou travando o pneu dianteiro esquerdo, foi parar na área de escape. Hamilton recuperou o quinto lugar.
Depois de segurar a posição, Hamilton enfim foi para os boxes. Voltou com pneus macios para imprimir ritmo forte na reta final.

CALOURO DA NOITE
Um calouro de apenas 18 anos foi escalado para substituir Carlos Sainz, com apendicite, no volante da Ferrari e não decepcionou. Oliver Bearman fez uma corrida correta e segurou uma sétima posição improvável.
A disputa por posição entre Norris e Hamilton, logo atrás do britânico, ajudou o garoto a manter a posição e causar uma boa impressão na estreia.