Nildo Lima
Enquanto o time do Paysandu desembarcou, ontem, em Florianópolis, para o jogo desta quinta-feira (22), contra o Avaí, pela 22ª rodada da Série B do Brasileiro, em Belém, a direção do clube fechou a contratação de mais um estrangeiro para o elenco bicolor. Trata-se do colombiano Yony González, de 30 anos, que vinha fazendo apenas número no Atlético Goianiense, na Série A do Nacional. O atleta vem cedido por empréstimo pelo Fluminense-RJ, ao qual está vinculado. A contratação de González já vinha sendo especulada há algum tempo.
O atacante passa a ser o quinto jogador estrangeiro contratado pelo Paysandu na temporada. Antes dele, acertaram com o clube o uruguaio Yeferson Quintana (zagueiro), o equatoriano Cazares (meia), o argentino Borasi e o venezuelano Esli Garcia (atacantes). O novo contratado bicolor atuou pela 1ª vez no futebol brasileiro em 2019, contratado pelo Fluminense-RJ, depois de ter se destacado defendendo o Junior Barranquilla de seu país de origem. Pelo time carioca, González disputou 62 jogos e marcou 17 gols.
Após a 1ª passagem pelo time carioca, o jogador ainda voltou a vestir a camisa tricolor em 2013 e parte deste ano, realizando um total de 22 jogos neste período, marcando apenas um mísero gol. Entre a saída e volta ao Flu, o jogador teve passagens pelo Corinthians-SP; La Galaxy (Estados Unidos), em 2020; Ceará-CE (2020 e 2021); Deportivo Cali, da Colômbia; e Portimonense (Portugal) (2022). No Atlético Goianiense, o atacante atuou em 13 partidas, não marcando nenhum gol. Foram nove jogos do Brasileiro, sem que o jogador tenha completado uma só partida, sendo substituído ou substituindo algum companheiro.
A última vez em que o atacante esteve em campo com a camisa de sua ex-equipe foi no dia 28 de julho, contra o Flamengo-RJ, pela 20ª rodada do Brasileirão. O time carioca venceu o confronto, por 2 a 0. A contratação do colombiano, de acordo com o técnico Hélio dos Anjos, em entrevista recente, acontece para preencher a necessidade do elenco de atacante que jogue pelas beiradas do campo. González encontrará na Curuzu os seguintes concorrentes à titularidade: Paulinho Boia, Jean Dias, Borasi, Edinho e Esli Garcia, jogadores que também possuem as mesmas características suas.
É possível que as contratações do Papão não parem por aí. A janela de transferências no futebol brasileiro se estende até o dia 2 de setembro, conforme o anúncio feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).