O Vasco da Gama ingressou nesta segunda-feira (30) com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a alteração dos jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil.
Anteriormente, a diretoria vascaína foi consultada sobre uma possível mudança e respondeu de forma negativa. Porém, mesmo com a recusa, a CBF alterou o jogo de volta, em São Januário (RJ), da data-base do dia 17 de outubro para o dia 20 de outubro. A ida, na Arena MRV (MG), será nesta quarta-feira (2).
Tanto o Atlético-MG quanto o Flamengo eram favoráveis à mudança por conta da Data Fifa. O adversário do Rubro-Negro será o Corinthians, que também se mostrou contrário assim como o Vasco. O duelo entre eles acontecerá nos dias 2 e 19 de outubro.
O Cruzmaltino entende que Atlético e Fla serão beneficiados com esta decisão. O clube também interpreta que a alteração das datas fere regras, o que motivou a elaboração da ação no STJD.
EM QUE O VASCO SE BASEIA
O Vasco se baseia em artigos do Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF para ir ao STJD:
“Compete à DCO… elaborar e fazer cumprir o Calendário Anual das Competições e suas respectivas tabelas”;
“A convocação de atletas para integrar seleções nacionais não assegura aos seus clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições”;
As partes que podem pedir mudança na data de uma partida são: clube mandante, federação mandante ou detentor dos direitos de transmissão. O Vasco alega que o pedido partiu dos visitantes (Atlético-MG).
Veja a nota oficial do Vasco: