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Vai de Bet rescinde patrocínio com Corinthians após escândalo com 'laranja'

A Vai de Bet decidiu rescindir nesta sexta-feira (7) o seu contrato de patrocínio com o Corinthians.
A Vai de Bet decidiu rescindir nesta sexta-feira (7) o seu contrato de patrocínio com o Corinthians.

PEDRO LOPES

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Vai de Bet decidiu rescindir nesta sexta-feira (7) o seu contrato de patrocínio com o Corinthians. A decisão vem na esteira da investigação de um repasse de pouco mais de R$ 1 milhão em comissão à Neoway Soluções Integradas – Edna Oliveira, a mulher que figura como dona da empresa, é apontada como laranja.

Em notificação, a empresa havia concedido dez dias para que o Corinthians esclarecesse o episódio. O prazo se encerrou nesta quinta-feira (6), e as respostas do clube não foram satisfatórias. Em nota emitida na véspera do fim do prazo, o Corinthians informou que encaminhou ofício à Vai de Bet tirando dúvidas sobre “as tratativas adotadas pelo clube”, que notificou a intermediária e que vai contratar uma outra empresa para realizar de apuração autônoma.

A empresa disse que se viu obrigada a tomar a atitude e lamentou o episódio. A Vai de Bet ressaltou que não poderia manter parceria com as suspeitas, que fogem à conformidade com a ética e os preceitos legais, e que exerceu a rescisão a partir de cláusulas contratuais para proteção da marca.

O caso é alvo de investigação pela Polícia Civil de São Paulo. O Blog do Juca Kfouri, do UOL, revelou no dia 20 de abril que a Rede Social Media Design, do empresário Alex Cassundé, repassou o valor à Neoway depois de receber a primeira parcela dos 7% de comissão pelo acordo Corinthians-Vai de Bet. A Rede Social é intermediária do acordo de patrocínio e consta do contrato.

Edna Oliveira dos Santos, dona da Neoway, vive em uma casa de nove metros quadrados, em bairro de Peruíbe (SP). Ela depende de Bolsa Família para sobreviver e disse ao UOL jamais ter assinado qualquer documento referente à abertura de uma empresa.
A Neoway foi aberta com assinatura digital, com um endereço de e-mail que não existe, um endereço residencial falso para a sua fundadora. A empresa foi registrada na Avenida Paulista 171, 4º andar: o local pertence à startup Company Hero, que diz nunca ter tido qualquer negócio ou contato com Edna ou com a Neoway.

VEJA A NOTA DA VAI DE BET NA ÍNTEGRA
A VaideBet informa que exerceu nesta sexta-feira (7) a rescisão do contrato de patrocínio com o Sport Club Corinthians Paulista. Desde o início de abril a marca acompanha e solicita esclarecimentos sobre as suspeitas levantadas, tendo já realizado reuniões, comunicações formais e notificação extrajudicial. Diante das explicações apresentadas sem nenhuma resolutividade, a VaideBet lamentavelmente se vê obrigada a tomar tal atitude.
A marca avalia que não se pode manter a parceria enquanto pairar sobre o acordo qualquer suspeita em relação a condutas que fujam à conformidade com a ética e os preceitos legais. Só a dúvida, no crivo ético da marca, já é suficiente para determinar a rescisão – que foi exercida pela VaideBet suscitando cláusulas do contrato que protegem direitos da marca nessa decisão.
A VaideBet lamenta pelo fim de uma parceria que deveria ter durado no mínimo três anos e agradece, pelo carinho e pelo respeito, à imensa e apaixonada torcida do Corinthians, que diariamente sustenta a história e os valores da instituição.
O CASO
O pagamento de comissão de R$ 25,2 milhões à empresa Rede Social Media Design é o que desencadeou todo o caso. O valor foi combinado pela intermediação dos R$ 370 milhões do patrocínio master da Vai de Bet ao Corinthians.
A Rede Social Media Design pertence a Alex Fernando André, conhecido como Alex Cassundé, que trabalhou na campanha do presidente Augusto Melo. Cassundé é parceiro do diretor de marketing do Corinthians, Sergio Moura. Sergio pediu licença do cargo.
A Rede Social Media Design repassou pouco mais de R$ 1 milhão para uma empresa laranja: a Neoway Soluções Integradas em Serviços Ltda. A Neoway está em nome de Edna Oliveira dos Santos.
Os dois pagamentos de comissão para a Rede Social foram feitos em um intervalo de três dias e à revelia do diretor financeiro do Corinthians, Rozallah Santoro, que estava fora do Parque São Jorge. As transferências foram determinadas pelo diretor administrativo, Marcelo Mariano, sob alegação de que a Rede Social havia emitido notas fiscais e pagado os impostos.
Em nota oficial após a divulgação da polêmica do “laranja”, o Corinthians disse que a negociação foi legal e que não se responsabiliza sobre eventuais repasses a terceiros.
“Todas as negociações, incluindo patrocínios, se deram de forma legal com empresas regularmente constituídas. O clube destaca que não guarda responsabilidade sobre eventuais repasses de valores a terceiros. Caso sejam apresentadas quaisquer provas de ilícitos, estes serão discutidos junto ao Conselho Deliberativo para providências que se fizerem necessárias.”
A Vai de Bet já havia emitido uma nota ressaltando que monitorava o caso e negando qualquer contato com outra empresa. A casa de apostas afirmou que só tratou com um intermediário, a empresa Rede Social Media Design, e que avaliava com atenção os próximos passos.