A Comissão de Arbitragem do Estado do Pará se mantém alinhada às novas tecnologias do esporte. Em seminário realizado na última terça-feira e quarta-feira, no Rio de Janeiro, o presidente da comissão da Federação Paraense de Futebol, Fernando Castro, participou do encontro para discutir a uniformização dos critérios utilizados pelo VAR (Arbitragem de Vídeo).
Estiveram presentes na ocasião instrutores de arbitragem da FIFA e Federações filiadas à Conmebol e à Concacaf, que apresentaram diversas situações de jogo fazendo a análise sobre as melhores práticas para o árbitro de vídeo. Este é o segundo evento sobre o tema na América do Sul, com o primeiro realizado em 2022 no Paraguai.
“Este evento é crucial para harmonizar os critérios do VAR e assegurar que todas as decisões sejam consistentes e precisas,” afirma Fernando Castro.
Mike Van Der Roest, gerente VAR da FIFA, seguiu. “O evento trata da uniformização de conceitos e considerações que devem pontuar a relação do árbitro de vídeo (VAR) com o árbitro de campo e dá consistência às instruções que vão ser passadas para esses árbitros”, disse
Péricles Bassols, da Comissão de Arbitragem da CBF, afirmou que o evento promove debates ricos e esclarecedores, visando um futebol mais justo e dinâmico. Também participaram do evento os ex-árbitros Rodrigo Joia, Giulliano Bozzano, Emerson Carvalho, Oscar Ruiz e Hernan Maidana.