VEJA A PROGRAMAÇÃO

UFPA receberá eventos do Comitê Paralímpico Brasileiro

Participe dos eventos do CPB na UFPA e promova a inclusão através da prática de atividade física e esporte para pessoas com deficiência.

O Campus Guamá da Universidade Federal do Pará receberá, de 13 a 15 de fevereiro, uma série de eventos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB),
O Campus Guamá da Universidade Federal do Pará receberá, de 13 a 15 de fevereiro, uma série de eventos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará

O Campus Guamá da Universidade Federal do Pará receberá, de 13 a 15 de fevereiro, uma série de eventos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com o projeto de extensão UFPA Paralímpica. O objetivo é promover uma capacitação que proporcione informações de qualidade sobre a prática de atividade física e esporte para pessoas com deficiência. Os seminários serão abertos para o público em geral e haverá a emissão de certificado emitido pelo Sistema de Educação Paralímpica.

Ao todo, serão quatro eventos: o Seminário “Iniciação ao Para-Remo” (14 e 15/02 – 30 vagas); o Seminário “Iniciação ao Rugby em Cadeira de Rodas” (15/02 – 100 vagas), o Seminário “Educação Física e Esporte para Estudantes com Autismo” (14/02 – 100 vagas) e o Seminário “Educação Física e Esporte para Estudantes com Síndrome de Down” (13/02 – 100 vagas). 

“Os seminários em parceria com o Comitê Paralímpico e a UFPA Paralímpica têm como foco o objetivo institucional de um espaço inclusivo e que pensa a Ciência em diferentes contextos. Não podemos esquecer também que é muito importante receber pessoas da comunidade externa da UFPA para conhecerem a estrutura e o envolvimento da Universidade com a nossa região”, explica a coordenadora do Projeto UFPA Paralímpica, Marília Magno.

Os interessados em participar dos eventos do Comitê Paralímpico Brasileiro podem se inscrever por meio do site do Educação Paralímpica, fazendo o cadastro e concluindo o curso assíncrono online “Movimento Paralímpico Fundamentos Básicos do Esporte” com carga horária de 46h. Após isso, é possível escolher os seminários que tiver interesse.

UFPA Paralímpica – projeto de extensão UFPA Paralímpica é coordenado pela professora Marília Magno da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, vinculada ao Instituto de Ciências da Saúde (FFTO/ICS) e pelo professor Anselmo Costa e Silva, da Faculdade de Educação Física, vinculada ao Instituto de Ciências da Educação (FEF/Iced). O projeto tem o intuito de incentivar o desenvolvimento da prática esportiva para pessoas com deficiência na região e ressaltar a importância da formação e capacitação de profissionais qualificados.

Desde o ano de 2019, o programa já trouxe diversos cursos para a Universidade, como: curso de vôlei sentado; Parabadminton; Parataekwondo; Paraesgrima e Paracanoagem.

TEXTO: Victoria Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA