A partir da próxima quinta-feira (2), a maior competição de futebol de base do mundo dará largada em mais uma edição, com a realização da 55ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. O torneio contará com a participação de 128 clubes e terá a presença de três equipes paraenses. Tuna Luso, Capitão Poço e o Carajás serão os representantes da bandeira do estado no certame de 2025.
Em princípio, a grande expectativa fica por conta da Águia Guerreira. Afinal, o time retorna à Copinha em 2025 após um longo jejum de 25 anos. Além disso, o grupo está motivado para brilhar depois de um período de conquistas a nível local, como os títulos da Copa Pará Sub-20 Metropolitano 2024, Supercopa Pará Sub-20 2024 e o Campeonato Paraense Sub-20 2023.
Confiança baseada nos resultados
O treinador Marcos Salada expressa confiança no potencial do time alviverde. Ele destaca o bom desempenho da equipe durante o ano, incluindo uma semifinal no Campeonato Paraense e uma participação histórica na Copa do Brasil da categoria. Na ocasião, a Tuna ficou entre os oito melhores, sendo eliminada apenas pelo São Paulo nas quartas de final.
A Tuna estreia no Grupo 6, na cidade de Brodowski, onde enfrentará o Bandeirante, às 13h, no estádio Mário Lima Santos, nesta sexta-feira (3). O treinador acredita que, apesar da adversidade, a equipe está pronta para surpreender e brigar por uma vaga na fase final. Além disso, a motivação também está alta entre os jogadores, como o atacante Saint Clair, uma das grandes promessas da equipe, que promete ser uma das armas ofensivas da Tuna durante a competição.
Cientes da proporção que o campeonato pode alcançar, seja no âmbito competitivo, mas especialmente na vitrine. Marcos Salada reiterou: “Acho que a finalização da Tuna vai surpreender nessa Copinha. A equipe está motivada, a comissão técnica também está motivada para que as coisas fluam e a gente possa fazer o nosso melhor e, se Deus quiser, chegar numa final e ser campeão”, almeja o treinador.
Capitão Poço e Carajás querem surpreender na Copinha
A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025 traz uma novidade e um retorno importante para o futebol paraense. Para começar, o Capitão Poço, pela primeira vez na sua história, disputará a competição de base mais tradicional do Brasil e do mundo. A equipe, que conquistou a vaga ao ser finalista da Supercopa Pará Sub-20 e campeã da Copa Pará Sub-20 da região nordeste, chega com grandes expectativas e o desejo de fazer bonito em seu debute. O time será o primeiro paraense a estrear, nesta quinta-feira (2), às 19h, no Estádio Municipal Manoel Francisco Ferreira, em Bálsamo, contra o Criciúma.
Finalmente, o Carajás volta à Copa São Paulo em 2025, desta vez com o espírito de quem já conhece a competição. Afinal, o clube teve uma participação recente, na edição de 2024, e retorna com a experiência e a confiança renovadas após conquistar a vaga para a atual edição com o título da Copa Pará Sub-17. O clube, conhecido pelo seu forte trabalho de base. Dessa forma, conta com jogadores talentosos que buscarão se destacar e dar continuidade ao bom desempenho que tiveram na última temporada. A equipe da região sul do estado faz a sua estreia no domingo (5), às 19h, contra o Fortaleza-CE, no estádio municipal Prefeito Gabriel Marques da Silva, em Santana de Parnaíba.
Grupos e jogos dos times paraenses na Copinha
- Grupo 4 (Sede: Bálsamo)
- 02/01 19h Criciúma x Capitão Poço
- 05/01 16h Mirassol-SP x Capitão Poço
- 08/01 18h15 Capitão Poço x Rio Branco-ES
- Grupo 6 (Sede: Brodowski)
- 03/01 13h Bandeirante-SP x Tuna Luso
- 06/01 15h15 Tuna Luso x Azuriz-PR
- 09/01 13h Botafogo-SP x Tuna Luso
- Grupo 25 (Sede: Santana de Parnaíba)
- 05/01 19h Fortaleza-CE x Carajás
- 08/01 16h45 Ituano-SP x Carajás
- 11/01 14h15 Carajás x São Bento-SP