A Tuna Luso Brasileira vai retomando força não só no futebol paraense, mas também além dos limites do Estado, depois de quase três décadas fora do circuito. Como resultado das boas campanhas nos últimos anos no Campeonato Paraense, a Águia do Souza já tem presença confirmada na disputa da Copa Verde, 25 anos após sua última competição regional.
A última vez que a Lusa representou o Pará foi na extinta Copa Norte, e o clube não foi bem: em quatro jogos, a Lusa empatou dois e perdeu dois jogos, sendo eliminado ainda na 1ª fase, em um grupo com Ypiranga-AP, 4 de Julho-PI, Imperatriz-MA e o Clube do Remo.
Atual campeão, Remo abre mão de disputar a Copa Verde
Embora seja uma preparação para a temporada 2023, a Lusa quer fazer bonito e ir longe na história das competições regionais, como ocorreu em 1970, quando o clube ficou com o vice-campeonato do Norte, depois de perder a grande final para o Fast Clube-AM.
O torneio é esperança do clube fazer uma boa campanha, depois de ser eliminado na 1ª fase na Série D. Este ano, o clube foi 3º colocado no Parazão 2022 e ficou na 2º fase da Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Ceará-CE.