A Tuna, único sobrevivente do futebol do Pará na Série D do Brasileiro, após a eliminação do Águia de Marabá, inicia neste sábado a 2ª fase. O jogo será, às 16h, no estádio Castelão, em São Luís. A Lusa encara o Maranhão-MA precisando fazer um bom resultado para jogar a partida de volta, dia 10, um domingo, em situação confortável. A meta é carimbar a classificação à próxima etapa da disputa. Nesta 2ª fase, a Série D comporta 32 equipes, que se enfrentam em sistema de mata-mata.
A equipe tunante viajou para São Luís na quarta-feira, com o técnico Ignácio Neto ministrando os dois últimos treinamentos do time – quinta-feira e ontem – na capital do Maranhão. Inclusive, o treinador deve promover várias mudanças na formação de seu time. Afinal, na última partida do grupo na fase anterior do campeonato, quando a Lusa já entrou em campo classificada, lutando apenas pela liderança do Grupo A1, ele optou por poupar vários de seus titulares. Ou seja, a intenção de Neto era ter um grupo descansado e mais inteiro para o jogo deste sábado. Porém, as trocas não foram antecipadas pelo comandante tunante.
Uma das possíveis alterações deve ocorrer na lateral-esquerda com a volta de Jander Santana, que não joga desde a 6ª rodada da fase anterior, por ter se lesionado no jogo contra o Águia de Marabá. Ele deve substituir Wesley. Além disso, outro que está fora dos planos do treinador, este sequer tendo viajado com o time, é o volante Thiago Bagagem. O atleta teria alegado problemas particulares para resolver em Belém. Santana falou, ontem, sobre o seu retorno ao time. “Estou feliz por estar de volta e à disposição para ajudar (o time) da melhor forma possível”, comentou.
Adversário da Tuna terá novidades
Por fim, o Maranhão também deve apresentar novidades em sua equipe. São jogadores recém-contratados pelo clube e que devem estrear com a camisa do Bode Gregoriano. São eles, o volante Rosivan e o atacante Rafael, cujos nomes já foram publicados no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), condição indispensável para participação de atletas em competições oficiais. Aliás, ambos são conhecidos do torcedor do clube, o 1º tendo defendido a equipe quadricolor entre 2022 e 2024. Rafael atuou por outras equipes locais.