Dezesseis clubes da Série D do Campeonato Brasileiro estão com a classificação para a segunda fase praticamente garantida. Tuna Luso, Manauara, Altos, Imperatriz, Santa Cruz, Central, América-RN, ASA, Aparecidense, Ceilândia, Luverdense, Portuguesa, Inter de Limeira, Barra, Joinville e São José-RS lideram ou figuram entre os primeiros colocados em seus grupos e devem confirmar a vaga no mata-mata em breve.
A primeira fase da competição já ultrapassou dois terços do caminho: dez das 14 rodadas foram concluídas. Em cada um dos oito grupos, compostos por oito equipes, os quatro primeiros colocados avançam à fase eliminatória. Ao todo, 64 clubes participam do torneio, e 32 seguirão para os confrontos de ida e volta da próxima etapa.
Enquanto essas 16 equipes já têm um pé e meio na próxima fase, outras vivem situação oposta. O Humaitá, por exemplo, já não tem mais chances de classificação. A situação também é bastante complicada para Penedense, Barcelona de Ilhéus, Goianésia, Porto Velho e Goiânia, que precisam de uma reviravolta nas últimas rodadas.
No último fim de semana, o Santa Cruz foi derrotado pelo Central por 1 a 0, no Arruda. Apesar do revés, manteve a liderança do Grupo A3 com 22 pontos, mas perdeu o posto de melhor campanha geral da Série D. Esse título agora pertence ao ASA, que venceu o Lagarto por 1 a 0, em casa, pelo Grupo A4, e chegou a 23 pontos.
Outros destaques na classificação geral são Aparecidense (Grupo A5), também com 22 pontos, além de Tuna Luso (Grupo A1) e Inter de Limeira (Grupo A7), ambos com 21 pontos.
Próximos Confrontos e Expectativas
Na próxima rodada, a Tuna Luso terá um confronto direto pela liderança do Grupo A1: enfrenta o Manaus, fora de casa, no domingo (6). A equipe paraense lidera o grupo com 21 pontos. Já o Águia de Marabá, outro representante do futebol do Pará, entra em campo no sábado (5), contra o Manauara, em casa. O Azulão ocupa a terceira colocação da chave, com 15 pontos, e segue firme na briga por uma vaga na próxima fase.