Bola

Tuna é campeã da Copa Grão Pará!

Tuna é campeã da Copa Grão Pará!

 

Após quatro anos, a Tuna Luso tornou a erguer um troféu de relevância no cenário local, ao conquistar a inédita taça da Copa Grão Pará, na noite desta quinta-feira (11), no estádio Mangueirão, em Belém. A consagração da Lusa foi antológica: vitória por 2 a 1 sobre o São Francisco, de virada e com um jogador a menos. A volta olímpica veio acompanhada da terceira vaga para a Copa do Brasil de 2025.

O título da Lusa foi reflexo fiel de sua condução pelo novo torneio do calendário local: com muita entrega, competitividade e qualidade no gramado, já que o Leão Santareno valorizou bastante o feito ao proporcionar um embate equilibrado durante todo o jogo.

Na etapa inicial, contundência de ambos os lados. Jayme, aos 12 minutos, finalizou em dois tempos. A resposta veio na sequência, e de forma letal.

Após contra-ataque na pequena área, a arbitragem marcou pênalti em toque de mão da defesa da Lusa. Edgo, com toda a frieza do mundo, mandou no canto oposto do goleiro para abrir o marcador aos 23 minutos. O tento, que deveria dar folga ao São Francisco, na realidade, inflamou o jogo.

Dedé, em cabeceio, testou no travessão, aos 36 minutos. Na necessidade de buscar a igualdade ainda na etapa inicial, a equipe tunante foi agraciada pelo ímpeto. Nos acréscimos, Jayme se antecipou na pequena área e, em oportunismo, deixou tudo igual em tapa colocado.

No segundo tempo, os ânimos acalorados foram mantidos. Logo aos 5 minutos, o volante Renan da Tuna foi expulso após entrada violenta em Emerson. A desvantagem no gramado foi driblada pelo grupo de Júlio César Nunes.

Aos 19 minutos, em cobrança de falta, Dedé, de cabeça, virou a partida em belo gol, para o delírio dos torcedores tunantes no Olímpico do Pará.

A sequência do compromisso foi de entrega total entre as equipes, mas o excesso de vontade foi parado nas limitações nos fundamentos técnicos. Quem saiu beneficiado com isso foi a Tuna, ao conseguir gastar o tempo necessário para garantir mais um feito histórico em sua rica história.

Tuna 2 x 1 São Francisco

Tuna

4-3-3

Iago Hass; Pedro Henrique, Dedé, Marlon, Renan e Wesley; Renan, Bagagem, Germano (Elvis); Gabriel Furtado (Pedrinho), Jayme (Luquinha) e Leandro Cearense (Jonathan Chula). Técnico: Júlio César.

 

São Francisco

4-4-2

Gustavo Chaves; Ramonzinho (Thiago Mafra), Bruno Costa, Renan e Camilo (Bellett); Negueba, PH (Marcos Paulo), Diego Borges e Emerson (Ruan); Edgo (André) e John Kennedy. Técnico: Samuel Cândido.

 

Local: Mangueirão – Árbitro: Olivaldo José Alves Moraes – Assistentes: Luis Diego Nascimento Lopes e Ederson Brito de Albuquerque – C.A.: Bruno Costa, Renan (S); Bagagem, Marlon, C

hula (T) – C.V.: Renan (T)