A reta final da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro reserva emoções distintas para Tuna Luso e Águia de Marabá. Representantes paraenses no Grupo A1, os clubes entram na 13ª rodada com objetivos semelhantes, mas caminhos diferentes na luta por um lugar entre os quatro classificados à próxima etapa da competição nacional.
A Lusa ocupa a vice-liderança do grupo, com 21 pontos, e esteve próxima de confirmar a vaga antecipada na rodada passada. No entanto, a derrota por 2 a 1 para o Manaus-AM, fora de casa, adiou os planos. Ainda assim, o cenário segue promissor. Uma vitória diante do Manauara-AM, líder da chave, no duelo deste fim de semana (13), combinada a tropeços de Águia e Trem — quinto e sexto colocados, respectivamente com 15 pontos— pode selar a classificação por antecipação.
Caso os concorrentes diretos vençam, a equipe cruzmaltina precisará derrotar o Trem, fora de casa, na penúltima rodada, para não depender de outros resultados. Independentemente do desempenho contra o Humaitá na última rodada, a vitória diante dos amapaenses se tornaria o fator decisivo para o avanço.
Desafios do Águia de Marabá
Já o Azulão Marabaense encara um desafio mais complexo. Na quinta colocação, com 15 pontos, o time precisa vencer os três compromissos restantes para ainda ter chances reais de classificação. O motivo são os confrontos diretos. Neste fim de semana, o time visita o Manaus-AM, atual quarto colocado com 16 pontos. Na sequência, enfrenta o Independência-AP, terceiro na tabela, com 18. A equipe fecha contra o GÁS-RR, no Canarinho.