O time da Tuna Luso, ainda sem contar com todos os atletas pretendidos pelo técnico Josué Teixeira, segue se preparando para encarar a inédita participação do clube na Copa Verde 2022. A estreia alviverde no torneio interestadual acontece no dia 28, uma sexta-feira, ou 29, quinta, contra o Rio Branco, do Acre, fora de Belém. Tanto a data como o local e o horário do confronto ainda serão anunciados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), promotora da competição, que é disputada desde 2014, mas da qual a Lusa participará pela primeira vez por ter sido a 3ª equipe na classificação geral do Parazão deste ano.
Após encerrar sua participação na Série D do Brasileiro, o elenco alviverde ganhou alguns dias de folga e, depois, retornou aos treinamentos tendo em vista a Copa Verde. Alguns atletas deixaram o clube, enquanto outros foram promovidos do sub-20, depois de terem sido atentamente observados por Teixeira. Mas, de acordo com o treinador, o grupo cruzmaltino ainda será completado por pelo menos cinco atletas, com a preferência do técnico recaindo sobre um goleiro, um zagueiro de área, um lateral-esquerdo, um meio-campista e um atacante de área.
Alguns dos jogadores pretendidos pelo clube já tiveram seus nomes recomendados pelo técnico, enquanto outros ainda estão sendo observados. São atletas que estão em atividade na Série B do Campeonato Paraense, que está paralisado nas oitavas de final em razão de uma questão jurídica envolvendo o Parauapebas. “Estamos conversando com alguns jogadores para tentarmos fechar e anunciar alguma coisa”, contou Teixeira. “Fechado não tem nada, mas já estamos apalavrados com esses atletas”, explica Teixeira.
Além da montagem do elenco, o comandante tunante também trata da realização de amistosos, nos quais ele pretende fazer os ajustes que julgar necessário, visando a estreia diante do Rio Branco. No próximo final de semana – falta definir o dia -, a Lusa enfrentará o Vila Rica, recentemente eliminado da Série B do Estadual. Pode ser que ainda seja realizada outra partida de preparação, o que está sendo analisado pelo treinador.
Texto: Nildo Lima