A maior e mais popular premiação do futebol paraense, o Troféu Camisa 13, promoção do Grupo RBA de Comunicação, tem, hoje, o seu grande dia. Serão entregues as estatuetas aos vencedores da 33ª edição do evento, que tem a coordenação da Zê-efe Comunicação e Marketing. Os atletas, o treinador e os demais premiados são escolhidos em voto do público. Isso faz com que a promoção seja a mais democrática do futebol brasileiro.
Este ano, a festa de premiação acontecerá no Espaço Vip, da Assembleia Paraense, a partir das 18h30. O evento contará não só com a presença dos agraciados com a comenda, mas também com integrantes do corpo diretivo da RBA e convidados ligados ao esporte local. O coordenador do evento, jornalista Gandur Zaire Filho, destaca a longevidade do Troféu Camisa 13. “São três décadas de democracia aperfeiçoada no esporte, pode-se dizer assim”, salienta. Ele também destaca a grande participação do torcedor, que desde o início da promoção tem prestigiado cada vez mais a escolha dos melhores do Campeonato Paraense.
“Estamos festejando, este ano, a marca de mais de dois milhões de votos. Um momento considerável. Mesmo com o campeonato tendo uma paralisação de praticamente um mês, o torcedor não perdeu o ânimo”, observa.
Estatuetas do Troféu Camisa 13
Zaire informa que um total de 22 estatuetas serão entregues aos vencedores da promoção. “São 19 troféus voltados para o futebol, a seleção, o craque, o artilheiro, o árbitro, a revelação, o técnico e o preparador físico, como sempre acontece”, explica o jornalista, apresentador do programa Camisa 13, aquele “para quem tem fome de bola”, exibido na RBATV.
A promoção ainda tem como grande referência de expectativa a escolha do “Destaque Amadorista” e a “Personalidade Esportiva” do ano. “Há uma grande especulação e aposta nos bastidores sobre quais serão os eleitos nessas categorias”, salienta.
O “Destaque Amadorista”, conforme revela o jornalista, sai a partir das indicações de 13 federações, com os currículos dos atletas sendo analisados por uma comissão de jornalistas.
Afora as comendas que serão entregues hoje e que, como já dito, chegam a 22, a promoção já entregou 633 troféus. Zaire Filho informou que a coordenação do evento teve certa dificuldade para encontrar uma brecha no calendário para o evento em razão dos compromissos de Remo e Paysandu, na Série B, e de Tuna Luso e Águia de Marabá, na Série D do Brasileiro, mas, ao final, a festa está garantida e, como sempre, ao melhor estilo.