Aos 14 anos, a tenista Gabriela Soares, da Assembleia Paraense (AP), colocou o Pará no pódio mais alto do Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI, realizado em Curitiba (PR) com a chancela da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
A partida em que Gabriela sagrou-se campeã foi realizada no último dia 15 de setembro, nas quadras do Clube Curitibano, onde enfrentou Giovanna Diniz (Aeroclube-RN) e ganhou com as parciais de 6/1 e 7/5. Ela também fez dupla com Giovanna e levou o título máximo na categoria.
Esses resultados confirmam o relevante trabalho de base que a AP tem realizado com seus jovens atletas, por meio de seu departamento de tênis. Para participar do CBI, Gabriela passou por uma preparação específica na AP. “Foi desde o começo do ano, para que eu pudesse competir em alto nível no segundo semestre. Graças a Deus, o resultado veio da melhor maneira possível!”, comemora.
A tenista conta que pretende ir longe na modalidade. Seu projeto pessoal é jogar na 1ª divisão universitária americana e, em seguida, atingir o nível profissional. Gabriela ressalta que esse é um sonho possível de ser realizado, graças ao apoio que tem da família e da AP.
“Nada disso seria possível sem o apoio do meu clube Assembleia Paraense, onde faço parte de um projeto maravilhoso que tem contribuído diretamente para todos os meus resultados. E de meus pais que sempre me incentivaram desde muito cedo. Tenho o meu pai como meu principal mentor.”, destaca a tenista que é filha do sócio AP, Augusto Soares.
AP
Em 2022, o clube fechou parceria com a Academia Tennis Route (RJ), considerada uma das melhores do Brasil na modalidade. Por meio dessa parceria, o consultor da academia, Laurent Phillippe, vem a Belém periodicamente ministrar clínicas de formação e treinamento para os professores da Escolinha de Tênis do clube.
Além disso, destaca-se no cenário nacional pelo investimento que realiza em sua infraestrutura, com quadras de nível internacional e outros equipamentos. Não por acaso, o clube foi escolhido, pela CBT e CBC, para sediar, de forma inédita no Norte do país, uma das etapas do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), realizado em maio e junho deste ano, quando recebeu cerca de 250 atletas de 45 clubes do Brasil.
Em 2022 e 2023, a AP também sediou, em parceria com a Federação Paraense de Tênis, o Torneio Nacional de Tênis Açaí Bowl, competição que contou com tenistas infantojuvenis de vários clubes brasileiros. Em 2022, o tenista da AP Nicolas Matos foi campeão na categoria 10 anos masculino. Este ano, foi a vez de Gabriela Soares ser campeã na categoria 16 anos.