SANTOS, SP (UOL-FOLHAPRESS) – O Fortaleza venceu o Corinthians com facilidade por 2 a 0 nesta terça-feira (3), no Castelão, e enfrentará LDU (EQU) ou Defensa y Justicia (ARG) na final inédita da Sul-Americana. Os gols foram marcados por Yago Pikachu e Tinga.
O Fortaleza dominou o Corinthians desde o apito inicial, mas só conseguiu marcar no segundo tempo. Em 10 minutos, Pikachu e Tinga construíram o placar. Fábio Santos errou nos dois lances. Na ida, as equipes haviam empatado em 1 a 1 na Neo Química Arena.
O técnico Mano Menezes fez algumas mudanças, mas o cenário sob o comando de Vanderlei Luxemburgo continuou. O Timão foi inerte, marcando e atacando mal e sofreu demais pelos lados do campo.
O Leão vive o sonho do inédito título sul-americano, enquanto o Corinthians tem mais uma temporada sem títulos e fica apenas com o Brasileiro, onde o time está na 13ª colocação.
O outro finalista será decidido amanhã. Na ida, a LDU venceu o Defensa y Justicia por 3 a 0 no Equador e pode até perder por dois gols de diferença para avançar.
Abalado, o Corinthians voltará a campo para enfrentar o Flamengo, sábado, na Neo Química Arena. Em festa, o Fortaleza receberá o América-MG no domingo.
PRESSÃO E POLÊMICAS
O Fortaleza se impôs desde o apito inicial. Empurrado pela linda festa no Castelão, o time dono da casa acuou o Corinthians e pareceu sempre mais perto do primeiro gol. Mano Menezes não conseguiu mudar a postura da equipe após os primeiros dias nessa terceira passagem.
Logo aos dois minutos, Pikachu chutou e a bola bateu no braço de Lucas Veríssimo, mas a arbitragem mandou seguir. Após uma chuva de escanteios e finalizações travadas, foi o Corinthians, porém, quem criou a primeira chance clara. Moscardo roubou, Renato Augusto e Yuri Alberto, cara a cara com o goleiro, chutou em cima de João Ricardo aos 19 minutos.
A partir daí, só deu de fato o Fortaleza. Só que essa pressão poderia ter sido freada em um lance forte de Pochettino. O argentino entrou por cima em Moscardo, porém, só levou amarelo. O Corinthians reclamou demais pelo vermelho.
Aos 36, Pikachu bateu forte e Cassio fez grande defesa. Quando o placar marcava 41 jogados, houve um bombardeio, com três finalizações travadas dentro da área do Corinthians. Um empate no intervalo a ser comemorado pelo Timão.
JUSTIÇA NO PLACAR
A pressão continuou na etapa final e o Corinthians não conseguiu mais resistir. Aos 4 minutos, Titi ganhou pelo alto de Lucas Veríssimo, Pikachu ganhou de Fábio Santos e deslocou Cassio. 1 a 0.
O Corinthians não conseguiu reagir e o Fortaleza ampliou aos 10 minutos. Após rebote de escanteio, Bruno Pacheco cruzou e Tinga fez de cabeça. De lateral para lateral, o Leão fez 2 a 0 e encaminhou a vaga na final.
Com a grande vantagem, o Fortaleza administrou o resultado, enquanto o Corinthians não teve força para ensaiar uma remontada. O Timão finalizou de longe e fez vários cruzamentos, mas não criou oportunidades claras. O Leão está na final merecidamente.
FORTALEZA
João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; José Welison (Lucas Crispim), Caio Alexandre (Lucas Sasha) e Pochettino (Pedro Augusto); Yago Pikachu, Guilherme (Machuca) e Lucero (Thiago Galhardo). T.: Vojvoda.
CORINTHIANS
Cassio, Fagner (Bruno Méndez), Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos (Matheus Bidu); Moscardo (Wesley), Maycon e Renato Augusto; Rojas (Gustavo Mosquito), Romero (Giuliano) e Yuri Alberto. T.: Mano Menezes
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 3 de outubro de 2023
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Rojas (COL)
Assistentes: Dionisio Ruiz (COL) e Jhon León (COL)
Árbitro de Vídeo: (VAR): Nicolás Gallo (COL)
Cartões amarelos: Pochettino e José Welison (Fortaleza) e X (Corinthians)
Público e renda: 60.451/R$ 1.829,561
GOLS
Fortaleza: Yago Pikachu e Tinga, aos 4 e 10 minutos do 2T