O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu efeito suspensivo ao Paysandu, punido com a perda de dois mandos de campo, e sendo assim o clássico contra o Clube do Remo da próxima segunda-feira, 17, pela 12ª rodada do Brasileiro da Série C, será de portões abertos ao público. Mas com uma séria restrição (leia ao final).
O Paysandu e a Federação Paraense de Futebol entraram com recurso no STJD e o processo foi direcionado para a terceira comissão disciplinar. O despacho foi dado nesta segunda-feira, 10, pelo auditor Maurício Neves Fonseca.
Até então, apenas a entrada de mulheres e crianças menores de 16 anos estava liberada. O Paysandu perdeu os mandos em função dos incidentes registrados no estádio Orlando Scarpelli (SC) em 3 de setembro, pela Série C do Brasileiro 2022. O árbitro narrou dois minutos de atraso no retorno da equipe para o segundo tempo, enquanto a equipe visitante atrasou três minutos no retorno ao campo.
Na súmula ainda há o relato de arremesso de cadeira, baquetas e bombas pela torcida visitante. A confusão ocorreu após a marcação do segundo gol da equipe mandante.
Agora, o efeito suspensivo prevelace até o julgamento do recurso pelo STJD, em data ainda indefinida.
O auditor determinou ainda que na partida entre Paysandu e Remo sejam veiculadas mensagens pedagógicas no telão e/ou no sistema de som, antes do início da partida, bem como no intervalo, contendo mensagens de conscientização contra a violência e intolerância de qualquer natureza, objetivando conscientizar as torcidas acerca da necessidade de um convívio harmônico dentro e fora das arenas desportivas.
Por fim, proibiu a entrada das torcidas organizadas dos dois clubes, bem como a entrada de qualquer material que faça alusão a essas torcidas.