Bola

Site dobra as chances de classificação do Remo na Série C

Time remista obteve um resultado importante na última segunda-feira e ganhou gás na luta pela vaga - Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará
Time remista obteve um resultado importante na última segunda-feira e ganhou gás na luta pela vaga - Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará

No próximo sábado o Clube do Remo vai a Florianópolis (SC) encarar o Figueirense-SC em jogo válido pela 15ª rodada da primeira fase da Série C. As duas equipes somam os mesmos 19 pontos, com o Leão Azul na 9ª posição, uma à frente do Furacão, por critérios de desempate. Por isso o confronto é encarado como crucial, já que as duas equipes precisam vencer para ainda sonhar com a classificação para a fase decisiva do acesso. Os dois times têm trajetórias bem diferentes até chegarem a esse ponto de quase iguais. Enquanto a equipe azulina sempre esteve bem mais próxima do rebaixamento e conseguiu se recuperar, a alvinegra esteve quase sempre na parte de cima da tabela e vem sofrendo com a irregularidade.

Após um começo muito ruim, o Leão Azul pulou para a 9ª posição ao vencer o CSA-AL por 2 a 1, na última segunda-feira. Segundo o site especializado em estatísticas e prognósticos esportivos Chance de Gol, os três pontos elevaram a possibilidade de classificação remista de 20% para 40,7% de chances de passar de fase. Curiosamente, o Figueira tem os mesmos 19 pontos e uma posição abaixo, mas aparece com 27,7% de possibilidade de classificação. O Tombense-MG, 7º colocado e com 20 pontos, aparece com um percentual menor de classificação, com 47%. O Ypiranga-RS está em 8º com os mesmos 19 pontos, mas tem bem mais chances de seguir adiante por ter três jogos a menos.

O site aponta a nota de corte com 30 pontos para se classificar, dando 97% de chances. Mas é possível que haja um ou mais times classificados com menos do que isso. Faltando cinco rodadas para o fim da fase, o Clube do Remo precisa conquistar pelo menos 11 dos 15 pontos que ainda estão em disputa para chegar a 30. Ou seja, a missão ainda é difícil, mas ficou menos improvável pela combinação dos resultados dos adversários e o Leão Azul voltou ao páreo.

Entre os jogadores, há a certeza que o time azulino tem condições de chegar entre os oito até a última rodada. “Acho que o nosso grupo tem muita qualidade, é um grupo muito forte. Então, nós vamos brigar lá em cima e vamos jogar lá fora para buscar pontos”, confirmou o meia Jáderson, que fez o alerta contra momentos de desatenção como no jogo da última segunda-feira. “Isso não pode acontecer. Tivemos uma desatenção, mas conseguimos nos recuperar. Agora, é trabalhar durante a semana para não acontecer mais essas coisas. Espero jogos difíceis, como esse que passou. Todos os jogos serão difíceis. A gente tem uma grande equipe, com grandes jogadores, então temos condições de ir fora de casa e vencer”.

O meia-atacante Marco Antônio apontou o fato do gol da vitória ter saído todo de jogadores que saíram do banco de reservas para exaltar o que ele considera a força do elenco remista. “Como o professor vem falando, é a força do grupo. Quem começa jogando e quem entra, a gente tem que estar sempre preparado. Eu pude entrar bem e ajudar a minha equipe ali. Agora é descansar porque já tem um jogo difícil sábado”. O atacante Kelvin, que teve provavelmente sua melhor atuação com a camisa azulina, destacou também a coesão do Remo para chegar bem nessa reta final. “Futebol é assim mesmo, né? Pela persistência, a gente conseguiu fazer esse placar de 2 a 1 muito importante, e creio que estamos muito focados em nosso objetivo”.