Bola

Site diminui chances de acesso do Paysandu à Série B; confira

O Volta Redonda tem sido uma pedra no sapato dos bicolores. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
O Volta Redonda tem sido uma pedra no sapato dos bicolores. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.

Nildo Lima

Se a possibilidade de acesso do Paysandu à Série B do Brasileiro já era pequena, a menor do Grupo C da Série C, antes da abertura da fase dos quadrangulares, com o empate por 1 a 1, na Curuzu, diante do Volta Redonda,, diminuíram ainda mais.

Após os jogos do final de semana, que abriram a penúltima fase da Terceirona, o site Chance de Gol, especialista em projeção matemática do futebol, refez os seus cálculos, dando ao Papão apenas 22.9% de probabilidade de chegar à Segundona de 2024. As chances de o time bicolor chegar à final do campeonato são ainda menores: 6.4%.

O prognóstico anunciado pelo Chance de Gol faz com que o Papão precise dar a volta por cima na competição já a partir da 2ª rodada, quando o time paraense enfrentará o Amazonas-AM, no sábado, às 17h, o Amazonas-AM, que em sua estreia caiu, por 2 a 1, diante do Botafogo-PB, no estádio Almeidão, em João Pessoa.

O adversário bicolor ocupa a lanterna do Grupo C, com zero ponto, enquanto o Paysandu é o 3º colocado da chave, com um ponto. Volta Redonda, também com um ponto, e Botafogo, com três, ocupam a 2ª e a 1ª colocações respectivamente.

Mas, nem tudo está perdido. As equipes ainda farão mais cinco jogos na fase, com grandes chances de recuperação. Já na próxima rodada, o Papão, contrariando as projeções matemáticas, poderá chegar à liderança da chave. Para tanto, precisa vencer o Amazonas e torcer por um empate entre Volta Redonda e Botafogo, que jogam no domingo.

Neste caso, assim como numa vitória do time carioca, o Paysandu terá de fazer um saldo de gols maior, 2º critério de desempate – o 1º é o número de vitórias – que os concorrentes. Vale lembrar que na fase passada, o Papão venceu seu próximo adversário, também em Manaus, por 2 a 1.