Nacional-AM, Ferroviário-CE, Retrô-PE, Portuguesa-RJ e Athletic-MG vão ter ao final da 12ª rodada da Série D a companhia de vários clubes entre os classificados para o mata-mata da competição. Dos 64 clubes que iniciaram a disputa, 55 ainda têm chances de passar à próxima fase.
No Grupo 1, em que o Nacional-AM é líder, a Tuna Luso-PA, com 22 pontos, tem tudo para carimbar a vaga nesse fim de semana. O time paraense enfrenta o São Francisco-AC, no domingo (9), em casa. Mesmo que não vença o adversário, pode ser beneficiado por outros resultados.
No Grupo 2, que conta com o dono da melhor campanha da Série D, o Ferroviário-CE, dois times podem encerrar a rodada festejando a vaga. No caso, o Maranhão e o Atlético-CE, que enfrentam como mandantes Cordino-MA e Caucaia-CE, respectivamente.
Pelo Grupo 3, os cinco melhores travam um duelo ponto a ponto para ver quais os quatro que vão se sair bem. São eles o Nacional de Patos-PB, Sousa-PB, Santa Cruz-PE, Pacajus-CE e Potiguar de Mossoró-RN.
Já no Grupo 4, o do Retrô-PE, o próximo credenciado ao mata-mata pode ser o vice-líder, o Bahia de Feira-BA, que abriu três pontos para o terceiro, o Sergipe.
Também no Grupo 5 há um equilíbrio entre os cinco mais bem pontuados. O Ceilândia-DF, com 21 pontos, é o primeiro, seguido por União Rondonópolis-MT, Anápolis-GO, Operário-MT e Brasiliense-DF, com 17. As chances do Iporá-GO, em sexto, com 11 pontos, são bem remotas.
No Grupo 6, até agora, já são dois os que confirmaram presença no mata-mata: Portuguesa-RJ e Athletic-MG. O Democrata, de Governador Valadares, em Minas Gerais, está bem próximo de fazer o mesmo.
Assim como em outras chaves, o Grupo 7 apresenta cinco times brigando para terminar entre os quatro melhores. Pela ordem: Crac-GO, Patrocinense-MG, Ferroviária-SP, Maringá-PR e Inter de Limeira-SP.
No Grupo 8, o Hercílio Luz-SC tem cinco pontos sobre o vice-líder, o Caxias do Sul-RS, e tem boas chances de celebrar nesse fim de semana a sua vaga para o mata-mata.