Matheus de Oliveira
A Tuna Luso Brasileira está garantida na segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. Em um momento de ampla ascensão tática-técnica no gramado, a equipe paraense pavimentou a sua vaga à fase eliminatória depois de engatar a sua quarta vitória com soberania pela competição, pela 12ª rodada da competição nacional. O passeio da vez foi sobre o São Francisco-AC, por 2 a 0, no estádio Souza, na capital paraense, realizado na tarde deste domingo (9).
O triunfo permitiu a Lusa chegar aos 25 pontos de saldo na tabela e o melhor saldo de gols da sua chave, com 19 gols marcados.
Com o foco de seguir evoluindo em campo acompanhado de resultados, a Águia Guerreira não deu nenhum espaço ou confiança para o adversário da vez, em seus domínios. Desde o primeiro minuto da etapa inicial, os donos da casa assumiram o protagonismo do embate.
Depois de jogadas perigosas, aos 28 minutos, o centroavante Paulo Rangel chamou a responsabilidade no peito ao abrir o marcador em bico de fora da área no canto esquerdo do goleiro adversário, sem chances para defesa. A vantagem no placar deixou o time solto em campo, até que o camisa 9, em alta, ampliou a vantagem do time com um tapa colocado em jogada coletiva, nos acréscimos.
O agregado positivo construído na etapa inicial foi determinante para que o time controlasse todas as iniciativas no segundo tempo. Nike e Luquinhas tiveram chances de ampliar o saldo, mas com finalizações sem tanta eficiência. Sem reação adversária, a Tuna apenas aguardou o apito final para selar mais um bom resultado.
O volante Samuel celebrou. “Fizemos a nossa parte, agora vamos lá enfrentar o Nacional em busca da liderança. Nosso time tá muito focado, todo jogo é uma final, time que quer subir tem que pensar dessa forma, sempre respeitando o adversário. Estamos de parabéns com mais uma vitória dentro de casa”, comemorou.