Matheus de Oliveira e Nildo Lima
Pela Série D do Campeonato Brasileiro, as apresentações e resultados da Tuna Luso Brasileira têm sido sinônimos de passeio sobre os adversários. Prova disso foi o novo baile aplicado em campo, pela 11ª rodada da primeira fase da competição, em seus domínios, no Souza, no sábado passado (1).
Diante do Humaitá-AC, a Lusa foi implacável ao passar pelo oponente por 2 a 0 e ascender de vez no certame. A pontuação máxima permitiu à equipe paraense a liderança momentânea no Grupo 1, mas terminando a rodada na vice-liderança com 22 pontos conquistados. A ausência do topo, contudo, é um mero detalhe em meio à fase imponente da equipe.
Com um retrospecto de 10 jogos consecutivos invictos, no seu retorno à capital paraense, a Águia Guerreira registrou a sua terceira vitória consecutiva de maneira incontestável, ainda na etapa inicial. Aos 24 minutos, em escanteio de Pedrinho, Paulo Rangel provou mais uma vez que é o diferencial da equipe na referência do ataque ao abrir o placar em cabeceio no canto. O tento do veterano foi o quarto nos últimos três jogos da equipe.
A abertura no marcador foi o suficiente para deixar o time da casa confiante e soltinho no gramado. Pedrinho, em jogada individual, deixou Emerson Nike de cara para o gol apenas para girar e mandar tapa colocado para estufar o barbante, aos 34 minutos. O bom resultado permitiu ao time ir para o segundo tempo cadenciando o jogo.
Sem surpresas, a reta final apresentou as mesmas iniciativas dos 45 minutos iniciais. Paulo Rangel, Jair e Pulga, por muito pouco não foram consagrados no jogo ao desperdiçarem chances claras no arremate. Os erros, porém, não foram suficientes para uma reação do visitante com a Tuna arrancando mais um bom resultado em casa. O ponta Pedrinho, autor de duas assistências, comemorou. “Graças a Deus pela vitória. O que importa é classificação. Fico feliz pelos passes, pelos gols dos companheiros e por mais uma boa vitória da nossa equipe”, disse.
AZULÃO REAGE
O Águia de Marabá, o outro representante do futebol do Pará na Série D do Brasileiro, foi bem, ontem à noite, no estádio da Floresta, em Rio Branco, capital do Acre, batendo o São Francisco-AC, por 1 a 0, e, desta maneira, o time se manteve no G4 do Grupo 1 da competição, agora com 19 pontos. O Azulão só não retornou à vice-liderança da chave em razão da vitória da Tuna Luso, por 2 a 0 sobre o Humaitá-AC, em Belém. O resultado representou a recuperação do Águia, que vinha de três jogos sem vitória.
Luan Santos marcou o único gol da partida aos 19 minutos do primeiro tempo. Com a vitória o Azulão abriu cinco pontos de vantagem ao 4º colocado, o Humaitá, que soma 14 pontos. Uma folga significativa para as próximas rodadas do campeonato, que está com sua primeira fase prestes a terminar. O Azulão segue em Rio Branco para enfrentar o Humaitá no próximo sábado, a partir das 18h, no mesmo estádio Florestão.
A equipe paraense ficará treinando ao comando do técnico Mathaus Sodré, que vai contar para o próximo compromisso com o lateral Bruno Limão.
O defensor não atuou ontem em razão de ter recebido o 3º cartão amarelo. A direção do Águia havia cobrado dos jogadores do time uma reação na competição e, pelo visto, o “puxão de orelha” acabou dando bom resultado. Com os pontos somados ontem, o campeão paraense deu u passo significativo para chegar à segunda fase da Série D juntamente com a Tuna Luso, algo que seria inédito na história do futebol paraense.