Nildo Lima
O estádio Ismael Benigno, em Manaus, será palco, hoje, do duelo de envolvendo Nacional-AM e Águia de Marabá, líder e vice-líder do Grupo 1 da Série D do Brasileiro, com 19 e 15 pontos, respectivamente. A partida, programada para às 16h, é de suma importância para que as equipes sigam pavimentando suas classificações à 2ª fase da competição, etapa que reunirá os quatro primeiros colocados de cada uma das oito chaves do campeonato, num total de 32 equipes. O Azulão marabaense busca a recuperação dos dois pontos que perdeu em sua última apresentação dentro de casa, contra o Trem-AP.
Em suas duas últimas apresentações na Série D na condição de mandante, o Águia de Marabá não foi nada feliz, já que antes do jogo contra o adversário amapaense também havia empatado, por 1 a 1, diante do Nacional, no estádio Zinho Oliveira. O Naça, por sua vez, está cada vez mais embalado, com uma sequência de seis jogos sem derrota. Foram cinco vitórias e um empate. Como mandante, o time amazonense reúne 100% de aproveitamento na disputa. Um obstáculo a ser superado pelo Azulão.
Como visitante, o Águia de Marabá até que não tem um aproveitamento tão ruim na Série D: 44.4%. Em três partidas na casa de seus adversários, o Azulão sofreu uma derrota – 3 a 1 diante do São Raimundo-RR – e obteve um empate – 0 a 0 com a Tuna Luso – e uma vitória – 1 a 0 frente ao Trem. O técnico Mathaus Sodré (foto) admite que o Azulão precisa buscar fora o que não conseguiu jogando perante sua torcida. “Sabemos e respeitamos a posição que o Nacional ocupa hoje no Grupo. Não é algo à toa, mas vamos pra lá em busca dos três pontos, até para recuperarmos os pontos perdidos dentro de casa”, afirmou Sodré.
Mesmo que vença o confronto, o Águia não conseguirá assumir a liderança da chave, visto que a distância que o separa do líder amazonense é de quatro pontos.