Nildo Lima
O Paysandu joga, hoje, a partir das 19h, na Curuzu, uma cartada decisiva para avançar à 2ª fase da Série C do Brasileiro. O Papão enfrenta o rebaixado Pouso Alegre-MG precisando vencer para carimbar a sua classificação e, na última rodada, fora de casa, contra o Confiança-SE, apenas ratificar sua permanência na Terceirona. Com 26 pontos na 6ª colocação na classificação, o time paraense, fazendo o seu dever de casa, chegará a 29 pontos, passando a reunir, segundo o site Chance de Gol, 99% de possibilidade de classificação.
O grupo comandado pelo técnico Hélio dos Anjos entra em campo pra lá de motivado, depois da vitória histórica, de virada, por 4 a 2, que obteve diante do Náutico-PE, após estar perdendo por 2 a 0. A partida passada, além de ter levado a Fiel à loucura e mexido com o emocional dos jogadores, também deixou ensinamentos ao time. Um deles é de que a equipe não pode permitir tanta liberdade ao visitante, ainda que o adversário já esteja eliminado do Brasileiro, como é o caso do Pouso Alegre, que é o lanterna da competição, com apenas 12 pontos.
“Temos de ter todos os cuidados para não cairmos nas armadilhas do adversário, que já está rebaixado, mas vem para brigar, com certeza”, previu, na última quinta-feira, o atacante Vinícius Leite, alertando, em seguida, para que o Papão não volte a repetir o que fez frente ao Náutico. “Até porque nem sempre a gente vai conseguir a virada, então tenho certeza que nossa equipe aprendeu a lição”, disse o jogador, que, hoje, não terá ao seu lado o atacante Mário Sérgio, principal artilheiro do time na temporada, com 20 gols, mas que cumprirá suspensão.
A ausência do “matador”, que soma sete tentos na Série C, não é o único desfalque do Papão. O zagueiro Paulão, aguardando por uma cirurgia no joelho direito, é outro que também não estará em campo. Dos Anjos, como de costume, não antecipou quais os substitutos para a zaga e ataque do time, abrindo, assim, a bolsa de aposta entre os torcedores do clube. Para o setor defensivo, a tendência é que Wellington Carvalho seja o companheiro de Wanderson.
No ataque, Gustavo Custódio e Roger, autor de um dos gols do time na partida passada, parecem disputar a titularidade. As mudanças forçadas podem não ser as únicas no time bicolor. É possível que o lateral-direito Edilson permaneça no grupo, depois de ter entrado no jogo contra o Timbu, substituindo Anílson, que mostrou insegurança numa Curuzu tomada pelos torcedores bicolores.
TORCIDA – Pela 1ª vez em sua história, o Paysandu atuará diante de um público formado apenas por mulheres e menores de até 16 anos. A medida partiu do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da confusão envolvendo torcedores do Papão e do Operário-PR, pela 7ª rodada da Série C, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. Assim, a diretoria bicolor resolveu baratear o preço dos ingressos e também promover atração para quem não poderá entrar no estádio. Os bilhetes vendidos antecipadamente e que continuarão sendo comercializados no estádio, sofreram redução pela metade em relação aos valores que vinham sendo praticados pelo Papão. A arquibancada custa R$ 20 e a cadeira R$ 40. Para o torcedor que não terá acesso à Curuzu, a direção do Paysandu anunciou uma fanfest, na rua Curuzu, ao lado do estádio.
FICHA DO JOGO
- Paysandu: Matheus Nogueira; Anilson (Edilson), Wanderson, Wellington Carvalho e Kevyn; João Vieira, Geovane e Robinho; Nicolas Careca, Gustavo Custódio (Roger) e Vinícius Leite. Técnico: Hélio dos Anjos.
- Pouso Alegre: Edson; Nando, Victor, Thuram e Foguinho; Gledson, Roldan e Paraíba; Marcos Nunes, Ingro e Iago Dias. Técnico: Paulo Roberto.
- Local: Curuzu. Horário: 19h. Árbitra: Thayslane de Melo Costa (SE). Transmissão: Dazn, Nosso Futebol, Rádio Clube do Pará e Dol (lance a lance).