Bola

SÉRIE C: Paysandu encara o América-RN e quer engatar a quarta vitória seguida

Nildo Lima

O Paysandu entra em campo hoje, na Arena das Dunas, em Natal, às 16h, para enfrentar o América-RN, disposto a embalar de vez na Série C do Brasileiro. Motivação é o que não falta ao time bicolor, que acumula uma sequência de três vitórias no campeonato – contra Amazonas-AM, Clube do Remo e CSA-AL -, resultados que o levaram ao G8 do campeonato, ocupando, até antes do início da 15ª rodada, a 7ª colocação. Por sua vez, a equipe da casa tem nos 90 minutos de partida, a oportunidade de quebrar a série de quatro jogos sem vitória e, com isso, deixar a zona de rebaixamento da competição.

Até antes de a bola começar a rolar na rodada, ontem, com quatro partidas, o Diabo Potiguar era o 18º colocado, com 14 pontos, na frente apenas do Pouso Alegre-MG, que ficou de enfrentar, na abertura da virada, o CSA-AL, fora de casa, e o Altos-PI, lanterna do campeonato. Enquanto o Papão apresenta poder de reação no Brasileiro, após a chegada do técnico Hélio dos Anjos, o América vem de duas derrotas, para o São José-RS, fora de casa, e Manaus-AM, no mesmo local do jogo contra os bicolores, e dois empates como visitante, contra o Altos e o São Bernardo-SP.

O fato de o adversário se encontrar em uma situação delicada na Terceirona não é levado em conta pelos bicolores, conforme lembrou, antes da viagem do Papão, o zagueiro Wellington Carvalho. “Não é a posição (dos clubes) na tabela (de classificação) que vai determinar o que vai ser o jogo. Temos consciência disso”, observou o defensor. Autor do gol na vitória, por 1 a 0, sobre o CSA, Carvalho deve se manter como titular do Papão, ao lado de Paulão, no miolo de zaga da equipe bicolor.

Dos Anjos deve promover a volta do meio-campista João Vieira, que não pôde enfrentar o CSA por estar suspenso. A tendência é que o treinador saque Robinho para a volta do titular. Outro que cumpriu suspensão, mas pode continuar de fora da equipe é o lateral-direito Edilson. Anílson fez boa estreia no jogo passado e tem boas possibilidades de seguir como titular. No mais, a formação bicolor deve ser a mesma que bateu o adversário alagoano.

O América entra em campo pressionado por seus torcedores, que não se conformam em ver o time na zona de “degola” da competição. A pressão do torcedor alvirrubro só não é maior em cima da equipe pelo fato de o ABC-RN, principal rival americano, ocupar a lanterna da Série B. A rivalidade entre os torcedores dos clubes se assemelha ao que acontece no futebol paraense entre os torcedores de Paysandu e Clube do Remo.

FICHA DO JOGO

  • América-RN: Bruno Pianissolla; Luan Sales, Jean Pierre, Gilvan e João Lucas; Rodriguinho, Araújo e Matheuzinho; Elvinho, Gustavo Ramos e Álvaro. Técnico: Dado Cavalcanti.
  • Paysandu: Matheus Nogueira; Anilson, Wellington Carvalho, Paulão e Eltinho (Kevyn); Jacy Maranhão, Geovane e João Vieira; Mário Sérgio, Nicolas Careca e Vinícius Leite. Técnico: Hélio dos Anjos.
  • Local: Arena das Dunas (Natal/RN). Horário: 16h. Árbitro: Leandro dos Santos Ruberdo (MS). Assistentes: Diego dos Santos Ruberdo (MS) e Moises Estevao de Moura Lima (MS). Transmissão: Dazn, Nosso Futebol, Rádio Clube do Pará e Dol (lance a lance).