Bola

Série B estadual: hora de saber quem vai para a elite!

Nildo Lima

Serão conhecidos neste domingo os dois clubes classificados ao Parazão 2023, quando acontece a segunda rodada da semifinal da Série B do Campeonato Paraense. As duas partidas começam às 15h, ambas no interior do Estado. Em Cametá, o time homônimo recebe a visita do Santa Rosa, no estádio Orfelino Martins Valente, o Parque do Bacurau, enquanto em Capitão Poço, a equipe de mesmo nome enfrenta o São Francisco. Os times mandantes entram em campo com a necessidade de reverter as derrotas que sofreram nos jogos de ida, na última quarta-feira em Belém e Marituba, respectivamente.

O Capitão Poço caiu, na rodada passada, por 1 a 0, diante do São Francisco, no Centro de Treinamento da Desportiva, em Marituba. A derrota representou a perda da invencibilidade do time da casa, que até então acumulava, em nove partidas, sete vitórias e dois empates. A “Laranja Mecânica”, como é apelidado o Capitão Poço, era a última equipe imbatível na competição. O São Francisco começa a partida tendo a seu favor o empate para ir à final da disputa e, consequentemente, garantir participação na Primeira Divisão do futebol local no ano que vem.

Vitória do Capitão Poço por diferença de um gol leva a decisão para os tiros livres da marca do pênalti. Caso consiga triunfar por diferença superior a um gol, a “Laranja Mecânica” segue no campeonato. O mesmo critério se aplica ao Cametá, que na partida da última quinta-feira, caiu por 2 a 1, no estádio Francisco Vasques, frente ao Santa Rosa. O detalhe curioso é que nenhum dos clubes envolvidos na semifinal e, portanto, com chances de estar no Parazão em 2023 pertencem à capital.

Com a inclusão de mais dois clubes do interior, o próximo Estadual terá apenas três equipes de Belém e que são: Clube do Remo, Paysandu e Tuna Luso. Os outros nove clubes – Águia, Castanhal, Caeté, Independente, Bragantino, Tapajós, Itupiranga e os dois promovidos da Série B – são todos representantes de cidades do interior, com Bragança contando com duas equipes: Bragantino e Caeté. Ressalte-se que o Paragominas, outro time interiorano, ainda briga na Justiça Desportiva para manter-se na Primeira Divisão, já que foi rebaixado este ano como o 11º colocado do campeonato, que teve ainda o Amazônia Independente na zona de “degola” da competição.