Beirando os 40 anos, o lateral-direito – e também volante – Léo Rosa, pode-se dizer, é um andarilho do futebol, sobretudo no que diz respeito ao paraense. Das 12 equipes do Parazão, o jogador já passou por quase todas: Remo, Águia, Castanhal, Tuna Luso, Independente, Cametá, Caeté, Bragantino e, agora o São Francisco, seu 9º time. O jogador só ainda não atuou pelo Paysandu, Capitão Poço e Santa Rosa. Com tanta rodagem no futebol local, Rosa confia em uma boa campanha do time santareno no Estadual.
“Possuímos um grupo muito bom, no qual apenas eu e o Jaquinha estamos acima dos 30 anos. O resto é gente mais nova e com muita vontade de acertar”, argumenta. O fato do Leão Santareno contar basicamente com jogadores locais dá ao time certa vantagem.
“Quem vem de fora e não conhece os nossos gramados, normalmente pesados nessa época do ano, e acaba sentindo”, salienta o defensor, que não pensa em parar de jogar. “Enquanto tiver saúde e força vou indo”, aponta Rosa, que estuda Educação Física.
O elenco do São Francisco, comandado pelo técnico Samuel Cândido, sofreu uma grande reformulação, sobrevivendo do ano passado apenas o volante Camilo e o meia Emerson. Os outros 30 integrantes do grupo foram contratados este ano. O time fez três amistosos de preparação para o campeonato. Cândido aponta os objetivos de sua equipe no campeonato. “Vamos, inicialmente, brigar por vagas na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro, sem descartar, claro, a possibilidade do título, que é sempre mais difícil, pois Remo e Paysandu são sempre os favoritos”, ressalta.
SÃO FRANCISCO FUTEBOL CLUBE
- Cidade: Santarém
- Fundação: 30/10/1929
- Título: B1 do Campeonato Paraense (1997)
- Mascote: Leão
- Presidente: Valdir Mathias Júnior
- Estádio: Arena Verde (Paragominas)
- Time-base: Afonso; Léo Rosa, Daniel Santos, Everton e Ruan Pitbull; Luiz Felipe, Ronald, Atos e Emerson; Arthur e Jackie Chan. Técnico: Samuel Cândido.