Bola

São Francisco e Cametá dão o pontapé inicial no mata-mata do Parazão

Nildo Lima

Em partida que lembra a final da Série B do local de 2022, São Francisco e Cametá voltam a campo, hoje, às 10h, no estádio Ipixunão, em Ipixuna do Pará, pelas quartas de final do Parazão. Quem vencer larga na frente no confronto de 180 minutos. O jogo de volta entre as equipes acontecerá no domingo (9), no Parque do Bacurau, na cidade de Cametá, em horário a ser definido pela Federação Paraense de Futebol (FPF). O jogo marca a abertura da antepenúltima fase do Estadual, que teve as suas partidas desmembradas. O Mapará tem a vantagem de decidir em casa por ter feito melhor campanha na fase anterior.

Na final da Série B passada, a sorte sorriu para o Cametá, que levantou o troféu de campeão ao bater o Leão Santareno nos dois jogos: 1 a 0 e 2 a 0. Agora, o time da Pérola do Tapajós tem a oportunidade de dar o troco ao oponente. Se no Mapará houve mudança no comando da equipe em relação à Segunda Divisão, com Rodrigo Reis cedendo seu lugar a Rogério Gameleira, o Rogerinho, no São Francisco o treinador é o mesmo: Samuel Cândido, que fará pelo menos uma mudança em seu time titular para o confronto de hoje.

O lateral-esquerdo Andrelino, que foi titular nos dois últimos jogos do time, foi expulso na vitória (2 a 1) diante do Itupiranga e, assim sendo, vai cumprir suspensão. Ramires, que vinha ocupando a posição até o jogo contra a Tuna Luso, deve reassumir a titularidade do setor. Cândido aproveitou o tempo disponível antes da partida para tentar qualificar os fundamentos de seus jogadores, com bastante treinamento específicos. “Esse trabalho é importante, pois se trata de uma situação de jogo”, justificou o técnico.

No Cametá, Rogerinho, que no jogo com a Tuna Luso utilizou um time misto, poupando sete de seus titulares, mandará a campo a força máxima da equipe. Ele conta com a volta do zagueiro Roni, dos volantes Cristian e Tomás e do atacante Rodrigo, que estavam em tratamento médico. O treinador faz elogios ao Leão Santareno e ao seu comandante. “Respeitamos muito o São Francisco e o Samuel, que é um treinador experiente na competição, mas estudamos bastante o adversário. Vai ser um jogo muito difícil, mas o nosso pensamento é o de conseguir a classificação”, declarou.

O Cametá encerrou sua participação na fase inicial do Parazão na quarta colocação, com 14 pontos, atrás do Clube do Remo, Paysandu e Águia de Marabá. O São Francisco ficou apenas um degrau abaixo, na quinta posição, somando 12 pontos. As equipes apresentam rendimento no campeonato estadual de 58% e 50%, respectivamente.