O Santos oficializou nesta quinta-feira (27) que Neymar não será escalado para a estreia do Campeonato Brasileiro contra o Vasco, no próximo domingo (30), em São Januário. O atacante, em fase de recuperação de uma lesão muscular na coxa esquerda, permanecerá em transição física no CT Rei Pelé, conforme comunicado do clube.
A decisão, alinhada entre a comissão técnica, departamento médico e o próprio jogador, visa evitar riscos de novas lesões após um longo período de inatividade. Neymar está afastado desde 2 de março, quando sofreu a contusão após o jogo contra o Red Bull Bragantino, pelo Paulistão. O problema o tirou da semifinal do torneio estadual e dos amistosos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa de 2026.
Em nota, o Santos destacou que o astro passa por reavaliações semanais para definir a progressão dos trabalhos. O técnico Pedro Caixinha reforçou a cautela:
“Ele está no segundo de três ciclos para retomar sua condição total. Joga com intensidade e quer estar em campo, mas precisamos de paciência para que volte em plenas condições”.
Na temporada, Neymar marcou três gols e deu três assistências em sete jogos. Seu contrato com o Peixe vai até junho, mas há otimismo sobre uma renovação.
Confira a íntegra da nota do Santos
“Após nova avaliação e considerando a agenda do Brasileirão, o Santos FC, junto ao Departamento Médico, comissão técnica e o atleta, decidiu manter Neymar Jr em processo de transição física para assegurar sua recuperação plena e evitar recaídas. O jogador segue em reabilitação no CT Rei Pelé, com evolução monitorada diariamente por profissionais que o acompanham há mais de dez anos.”
Com a ausência do camisa 10, o time encara o Vasco às 16h (de Brasília), buscando um início positivo na competição.