Bola

RÚSTICO E REI DA AMÉRICA: Quem é Rony, o paraense que vai jogar na seleção brasileira

Rony é cria da base azulina e hoje é indispensável no Palmeiras. Foto: Rafael Greco/Palmeicas
Rony é cria da base azulina e hoje é indispensável no Palmeiras. Foto: Rafael Greco/Palmeicas

Aos 27 anos, o atacante paraense Rony conseguiu realizar seu grande sonho: chegar à seleção brasileira. Nas entrevistas concedidas ao DIÁRIO DO PARÁ, sobretudo na fase áurea com a camisa do Palmeiras, sempre que indagado, deixava claro que trabalhava também para um dia ser lembrado na seleção principal.

E a chance chegou agora, com a convocação feita na manhã desta sexta-feira pelo técnico interino Ramon Menezes. A seleção vai jogar o primeiro amistoso após o fiasco na Copa de 2022 no dia 25 de março contra Marrocos.

Rony é paraense de Magalhães Barata e começou nas categorias de base do Remo. Ainda em 2014, brilhou pelo clube e acabou sendo negociado quase de graça para o Cruzeiro (MG). Depois, foi parar no Náutico em 2016 e em seguida se transferiu para o Japão, onde jogou em 2017. Entre 2018 e 2020, foi um dos grandes nomes do Athletico Paranaense, conquistando a Copa Sul-Americana logo de cara, em 2018. Em 2019, foi campeão da Copa do Brasil. E após essas belas temporadas, foi contratado pelo Palmeiras.

No Palestra, já em 2020, ganhou o apelido carinhoso de Rústico, digamos, pelo jeito nada delicado com o trato com a bola. Com Abel Ferreira, Rony, o ‘Rústico’, brilhou ainda mais. Acumulou oito títulos desde então, com destaque para as Libertadores de 2020 e 2021. Por conta disso, foi reconhecido como Rei da América.