Nildo Lima
Quando Paysandu e Botafogo-PB entrarem em campo, domingo, às 16h, no Mangueirão, as equipes estarão dando continuidade a uma história que vem de longe. Desde o distante ano de 1979, portanto há 44 anos, que as equipes se enfrentam, construindo um histórico de 15 partidas até hoje. O confronto é marcado por equilíbrio, com cinco vitórias para cada lado e cinco empates. O primeiro jogo entre os times das Regiões Norte e Nordeste aconteceu no dia 17 de outubro, com o Papão aplicando 4 a 2 no Belo, no Mangueirão, ainda chamado de estádio Alacid Nunes, pelo Brasileirão.
Os gols do jogo inaugural do confronto foram anotados por Noé Silva e Cabral, para o visitante, com Roberto Bacuri, hoje morando em Bragança, (três) e André balançando a rede para o Paysandu. A partida do final de semana será a 11ª entre os times valendo pela Série C. Especificamente nesta divisão do Nacional, o Botafogo leva vantagem no retrospecto, acumulando quatro vitórias, contra três do Paysandu. Em três partidas foram registrados empates.
O último encontro entre Papão e Belo aconteceu este ano, quando jogando no estádio Amigão, em João Pessoa, a equipe paraense, que por duas vezes chegou a estar na frente no placar, acabou sendo derrotada, de virada, pelos donos da casa, por 3 a 2. Na época, o treinador bicolor era Marquinhos Santos, que, por conta do resultado, acabou sendo demitido, dando lugar a Hélio dos Anjos. Os gols foram anotados por Netinho, Pedro Carrerete e Rogerinho para o Belo, enquanto Bruno Alves, que inaugurou o placar, e Mário Sérgio fizeram os tentos bicolores.