O Re-Pa de hoje, pelo jogo de ida da decisão do Parazão, volta a colocar em evidência o mini tabu mantido pelo Paysandu, desde 2023, diante do Remo. Mas, é bom lembrar, o número de jogos sem derrota do Papão não chega nem de perto do tabu de 33 partidas construído pelo maior rival no período de 1993 a 1997. Ou seja, o maior já registrado no Re-Pa. Atualmente, há nove partidas que o Papão não sabe o que é derrota para o seu mais tradicional adversário. São jogos valendo por competições diferentes: Parazão, Copa Verde e Série C do Brasileiro.
A saber, são quatro vitórias e cinco empates no rol dos clássicos do tabu. O último jogo aconteceu este ano mesmo, com o empate, por 1 a 1, em encontro valendo pela fase inicial do Estadual. Aliás, o único Re-Pa disputado até aqui.
O ídolo da torcida do Leão, o ex-volante Agnaldo de Jesus, que participou de grande parte da construção do tabu azulino no Re-Pa, não crê que a marca conseguida pelo Leão vá ser superada tão cedo. “Tudo na vida pode acontecer”, diz o “Seu Boneco”. “Mas acho muito difícil que o Paysandu chegue a essas 33 partidas sem perder para o maior rival”, diz.
Por outro lado, o atacante Nicolas espera voltar a ajudar o Papão em mais um Re-Pa. Ele tem a disposição de aumentar o número de jogos sem derrota do Papão diante do seu maior rival. “Estou muito focado, muito preparado. No ano passado, fiz um gol no segundo jogo da final e nos sagramos campeões”, diz. Por fim, Nicolas se mostra esperançoso. “Espero que este ano a gente possa fazer dois grandes jogos e que eu possa contribuir com meus gols”.
Os jogos do mini tabu
- 2023
- 2×1 – Copa Verde
- 1×0 – Paraense
- 1×0 – Série C
- 2024
- 0x0 – Paraense
- 0x0 – Copa Verde
- 2×0 – Paraense
- 1×1 – Copa Verde
- 1×1 – Paraense
- 2025
- 1×1 – Paraense
- Fonte: Jorginho Neves, historiador do futebol paraense.